US Open: favoritos avançam, João Sousa cai e dupla portuguesa com boa estreia
Graças à exibição diante de Coria, de 30 anos, Alcaraz tornou-se no jogador com mais triunfos esta época (46), superando por um o grego Stefanos Tsitsipas, eliminado na estreia em Nova Iorque, onde o espanhol atingiu os quartos de final há um ano
Corpo do artigo
O espanhol Carlos Alcaraz e a polaca Iga Swiatek, número um mundial, confirmaram hoje a presença na terceira ronda do Open dos Estados Unidos, em Flushing Meadows, onde os portugueses Nuno Borges e Francisco Cabral venceram nos pares.
Com honras de "court" central, o tenista de Múrcia, número quatro do mundo aos 19 anos, não encontrou grandes dificuldades para bater o argentino Federico Coria, 78.º colocado no "ranking" ATP, em três sets, com os parciais de 6-2, 6-1 e 7-5, e garantir a manutenção no quarto e último torneio do Grand Slam da temporada.
15128028
Graças à exibição diante de Coria, de 30 anos, Alcaraz tornou-se no jogador com mais triunfos esta época (46), superando por um o grego Stefanos Tsitsipas, eliminado na estreia em Nova Iorque, onde o espanhol atingiu os quartos de final há um ano.
"Nunca é fácil fechar um encontro. O Federico começou a jogar muito bem. Tive de me manter calmo e pensar no que fazer em cada momento. Fiquei calmo e focado nos momentos mais difíceis" explicou, depois de disparar 42 "winners" e marcar encontro com o norte-americano Jenson Brooksby na próxima ronda.
15126775
O russo Andrey Rublev, que figura no 11.º lugar na hierarquia mundial, também viveu uma segunda jornada tranquila, ultrapassando o sul-coreano Soonwoo Kwon (81.º ATP) em três partidas, pelos parciais de 6-3, 6-0 e 6-4, ao fim de uma hora e 43 minutos.
Na fase seguinte do "major" norte-americano, o moscovita, nono cabeça de série, irá medir forças com o vencedor do embate entre o canadiano Denis Shapovalov e o espanhol Roberto Carballes Baena.
Assim como Carlos Alcaraz e Andrey Rublev, de 24 anos, o jovem italiano Jannik Sinner, de 21 anos, tem presença garantida na terceira eliminatória, depois de derrotar o norte-americano Christopher Eubanks (145.º) igualmente em três sets, por 6-4, 7-6 (10-8) e 6-2. O próximo adversário do número 13 mundial sairá do duelo entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o local Brandon Nakashima.
Já o português João Sousa (59.º) não conseguiu contrariar o favoritismo do britânico Cameron Norrie, nono na hierarquia ATP, e acabou eliminado pelos parciais de 6-4, 6-4 e 7-6 (7-4), após ter desperdiçado um "set point" na terceira partida para adiar a decisão do encontro.
Apesar do desaire no quadro de singulares, o vimaranense, de 33 anos, mantém-se em prova no quadro de pares, assim como Nuno Borges e Francisco Cabral que se estrearam hoje na variante com uma vitória frente ao colombiano Nicolas Barrientos (68.º de pares) e ao mexicano Miguel Ángel Reyes Varela (67.º), por 6-4 e 6-2.
Consumada a qualificação para a segunda ronda do Open dos Estados Unidos, os campeões do Estoril Open vão ter agora pela frente o alemão Tim Puetz e o neozelandês Michael Venus, que no ATP 250 português jogou ao lado de Jamie Murray e foi eliminado nas meias-finais.
Na competição feminina mais uma confirmação, a de Iga Swiatek, e uma derrota inesperada, a de Paula Badosa, quarta classificada no "ranking" WTA, frente à croata Petra Martic (54.ª), pelos parciais de 6-7 (5-7), 6-1 e 6-2, ao cabo de duas horas e seis minutos.
Ao contrário da espanhola nascida há 24 anos em Nova Iorque, a jovem Swiatek, de 21 anos, que já conquistou seis títulos esta temporada, dominou a norte-americana Sloane Stephens, campeã do Open dos Estados Unidos em 2017, e agendou duelo com a também local Lauren Davis (105.ª), responsável pela eliminação da russa Ekaterina Alexandrova (28.ª), por 0-6, 6-4 e 7-6 (10-5).
A norte-americana Jessica Pegula (8.ª) e a espanhola Garbiñe Muguruza (10.ª), bicampeã do Grand Slam (Roland Garros 2016 e Wimbledon 2017), também asseguraram a passagem à terceira ronda, respetivamente com vitórias sobre a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich (32.ª), por duplo 6-4, e a checa Linda Fruhvirtova (167.ª), com os parciais de 6-0 e 6-4.