Gonçalo Delgado atua no Girona, presidido por Marc Gasol, que passou a colega do português em novembro.
Corpo do artigo
Quando assinou pelo Bàsquet Girona, depois de ter representado o Zentro Basket de Madrid em 2020/21, Gonçalo Delgado já sabia que o emblema catalão, fundado em 2014, era presidido por Marc Gasol. Encontrou "um projeto bom e organizado", mas o que o internacional português não imaginaria era vir a partilhar o balneário com a glória espanhola.
Aos 23 anos, o poste luso cumpre a segunda temporada em Espanha. Recentemente, ganhou um colega de luxo e ambiciona dar o salto até à Liga ACB, o principal campeonato do país vizinho
Em novembro, o poste de 36 anos, campeão da NBA por Toronto em 2019, com 13 anos de experiência na liga norte-americana (Memphis, Toronto e LALakers) e campeão do mundo duas vezes e outras tantas da Europa, ao serviço de Espanha, decidiu-se por uma "última dança" no seu clube. E passou a ser companheiro da jovem promessa portuguesa, que ocupa a mesma posição.
"É um colega de equipa que está sempre disponível para ajudar, em todos os aspetos do jogo. Pela experiência, pelo nível a que jogou e pelo nível que tem, partilhar o balneário com ele é e será sempre um privilégio. Não acontece todos os dias e é o ideal para me ajudar a crescer", conta a O JOGO o luso de 23 anos (cumpre 24 a 22 de janeiro), fazendo um balanço positivo da atual passagem pela LEB Ouro espanhola (segundo escalão): tem médias de 5,8 pontos e 5,3 ressaltos e entrou no cinco ideal da nona jornada, depois de marcar 23 pontos e 11 ressaltos ao Gipuzkoa.
"Sinto que estou a melhorar cada vez mais", defende, recordando como se deu a chance de emigrar, depois de três temporadas no Benfica. "Ir para fora, conhecer novas ligas, ter a experiência de jogar em campeonatos de outro nível foi algo que sempre quis. Quando surgiu essa oportunidade, fiquei muito entusiasmado, também por não ter o espaço que idealizei no Benfica", recorda o jogador de 2,03 metros, que, no primeiro ano fora, teve médias de 9,2 pontos e 6,1 ressaltos pelo Zentro Basket, da LEB Prata. Depois de ter passado para a divisão acima, Delgado aposta em novo salto.
"A minha intenção é continuar a trabalhar ao máximo para chegar ao mais alto nível, a Liga ACB", estabelece, apontando a um patamar em que Sérgio Ramos, Carlos Andrade, João Santos e, mais recentemente, João "Betinho" Gomes já jogaram.
Sempre a torcer por Neemias Queta
Formado no Basket Clube de Almada, Gonçalo Delgado ingressou no Benfica na mesma época que Neemias Queta, em 2017/18.
"Mantemos uma boa amizade desde esses tempos. Sempre que posso, tento acompanhar os seus jogos. Como esperava, a sua estreia aconteceu e foi um momento muito bom para todos", disse sobre o amigo, o primeiro português da história a jogar na NBA.