Reações nas redes sociais à morte do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, aos 74 anos, vítima de doença prolongada
Corpo do artigo
- Pedro Pichardo (campeão olímpico do triplo salto em Tóquio'2020 e prata em Paris'2024): "Dia muito triste! Obrigado por tudo, Presidente, as maiores condolências a toda a família”.
- Irina Rodrigues (lançadora olímpica): ”Obrigada por tudo, sr. Presidente! Os meus sentidos sentimentos aos seus familiares!”.
- Miguel Nascimento (nadador olímpico): "Que descanse em paz. Obrigado por tudo o que fez pelo Desporto Olímpico em Portugal".
- Luis Figueiredo (Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Paralímpicos Paris2024): “No dia em que terminam o Jogos Olímpicos, acabo de saber que o presidente do COP, nos deixou. Caro amigo Jose Manuel Constantino só tenho uma palavra para si. OBRIGADO por tudo aquilo que deu ao desporto nacional, e ao movimento associativo. Qualquer homenagem que lhe façam será pequena, por tudo aquilo que nos deu. Um Abraço e até um dia”.
- Alexandre Mestre (antigo secretário de Estado da Juventude e Desporto): Conheci Jose Manuel Constantino há décadas. Várias vivências em comum em diferentes momentos. Uma relação com altos e baixos. Mas o meu profundo respeito pelo contributo que soube dar ao Desporto e ao Olimpismo Nacionais. Que descanse em Paz! Os meus sentimentos à família e ao Comité Olímpico de Portugal. Até um dia destes amigo
- Nuno Lobo (Presidente da Associação de Futebol de Lisboa): “Quis o destino que, no encerramento dos seus "Jogos", partisse! Um Ser maior que marcou, para sempre, o Desporto português! Até sempre, Professor José Manuel Constantino!”.
- Grupo Parlamentar do PSD: “O Grupo Parlamentar do PSD lamenta profundamente a morte de José Manuel Constantino. Presidente do Comité Olímpico de Portugal desde 2013, José Manuel Constantino foi e é uma das referências na História do Desporto Nacional. As mais sentidas condolências à família”.
- Rui Bragança (Antigo lutador olímpico de taekwondo): “Terminados os Jogos e de missão cumprida, o Presidente do COP José Manuel Constantino faleceu hoje...Obrigado Presidente!”.
- Telma Monteiro (judoca, medalha de bronze nos Jogos Rio2016): "Dia muito triste para o desporto português. Parte um dirigente de excelência e insubstituível mas acima de tudo, uma pessoa incrível, com um sentimento de dever enorme e uma sensibilidade humana acima da média. Que teve a capacidade de fazer com que os atletas se sentissem vistos e ouvidos. Sinto-me muito privilegiada por todas as vezes que pude estar com ele. Serviu o desporto de uma forma exemplar e apaixonante. Obrigada por tudo presidente. Os meus sentimentos à família".
- Catarina Costa (judoca olímpica): "Obrigada por tanto que deu ao Desporto português, um legado que fica e que será honrado por todos nós".
- Patrícia Mamona (atleta olímpica, vice-campeã do triplo salto em Tóquio2020): "Condolências a toda a família".
- Rochele Nunes (judoca olímpica): "Que triste. Descanse em Paz e muito Obrigada".
- Ana Oliveira (antiga atleta e coordenadora do projeto olímpico do Benfica): "Paz à sua alma . Sentidas condolências à familia, amigos e olimpismo Portugal".
- Eliana Bandeira (lançadora olímpica): "'O olimpismo só se valoriza se tiver valores, o atleta só ganha se tiver valores inegociáveis para nunca esquecer'. Obrigada Sr presidente, estarei pedindo a Deus o consolo pelo seus familiares!”-
- Tiago Apolónia (atleta olímpico de ténis de mesa): "Dia muito triste. Parte um grande Homem, uma inspiração e uma das grandes figuras do nosso desporto. Obrigado Presidente!"
- Yahima Ramirez (antiga judoca olímpica): “Os meus mais sentidos pêsames a todos os entes queridos e ao desporto nacional”.
Pedro Nuno Santos (secretário-geral do PS): "Faleceu aos 74 anos de idade o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Esteve ligado ao desporto toda a sua vida, e mesmo já bastante doente, deslocou-se a Paris para acompanhar a comitiva de atletas portugueses que competiram nos Jogos Olímpicos que hoje terminaram. Defensor intransigente dos princípios olímpicos, parte no dia de encerramento dos Jogos de Paris, para os quais deu o seu derradeiro contributo, desafiando sempre as recomendações médicas e com um espírito de superação inigualável. Em meu nome pessoal e do Partido Socialista, manifesto o nosso profundo pesar pelo falecimento de José Manuel Constantino, prestando-lhe homenagem e transmitindo à sua família e amigos as mais sentidas condolências".
- Universidade do Porto: "No dia em que o mundo se despede dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Portugal perde uma figura incontornável do Desporto e a U.Porto perde um dos seus ilustres Doutores Honoris Causa. Até Sempre, José Manuel Constantino (1951-2024)".
- Município de Oeiras: "A Câmara Municipal de Oeiras manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor José Manuel Constantino, uma figura de incontestável relevância na vida cultural, educativa e desportiva do nosso concelho e do país".
- Cândido Barbosa (antigo ciclista olímpico): "O desporto português perdeu hoje uma figura única e exemplar, pela qual sempre tive um carinho e uma admiração muito especial. Era um dirigente de excelência, apaixonado e inspirador, com um enorme sentimento de dever e uma sensibilidade única. Quis o destino que partisse no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos que marcaram a melhor participação de sempre do nosso país. A todos os familiares e amigos do José Manuel Constantino, apresento as minhas mais sentidas condolências, deixando ainda uma palavra de pesar ao Comité Olímpico Português. Obrigado por tudo, José Manuel Constantino".
- David Rosa (antigo ciclista olímpico): Obrigado por tudo, Jose Manuel Constantino! Não sou de coincidências... mas, não consigo deixar de pensar no simbolismo da data da sua partida, quase poética, como se estivesse à espera do final da Missão Paris. A sua Missão. Foi um absoluto privilégio tê-lo conhecido. A sua entrega aos valores do Olimpismo foi incomparável. Um grande Homem, a quem o Desporto Português muito deve. Descanse em Paz."
- Hugo Cristóvão (presidente da Câmara Municipal de Tomar): "Um grande senhor. Ainda há uma semana falámos ao telefone, a pedir desculpa porque a doença não o deixava vir à homenagem à Patrícia Sampaio. Que descanse em paz!".