
Artur Machado
Notícias Ilimitadas apresentou um calendário alargado, com Grandes Prémios O JOGO, Jornal de Notícias, Douro Internacional e o novo TSF/JN. Palácio da Bolsa teve uma apresentação muito concorrida de quatro competições pensadas para reaproximar os portugueses dos ciclistas e agora dirigidas por Delmino Pereira.
"Será um ano intenso de ciclismo, com corridas de abril até setembro e uma prova nova", anunciou Delmino Pereira, novo diretor das provas da Notícias Ilimitadas, já numa alusão ao estreante Grande Prémio TSF/JN, que na primeira semana de setembro encerrará o calendário nacional e também as provas do maior organizador privado português. A primeira de quatro competições por etapas será já em abril, com o Grande Prémio O JOGO entre os dias 23 e 26, seguindo-se o GP Jornal de Notícias, de 10 a 14 de junho e num regresso às suas datas originais, e o GP Douro Internacional, de 28 a 30 de agosto e sendo o maior compromisso a seguir à Volta a Portugal.
A apresentação das corridas, mais cedo do que o habitual e com a maioria delas ainda a ultimar o percurso - o mau tempo adiou, compreensivelmente, a resposta de várias autarquias - é um sinal da dinâmica pretendida pelo ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC); outro chegou da excelência da apresentação, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, com uma sala a abarrotar. Além de Domingos de Andrade, presidente do Conselho de Administração da Notícias Ilimitadas, de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, e de Cândido Barbosa, atual presidente da FPC, compareceram inúmeros autarcas, diretores desportivos de grande parte das equipas e até antigos vencedores do prestigiado GP JN, como Venceslau Fernandes - que exibiu a camisola amarela e a bicicleta do triunfo de 1980 - e Eduardo Correia. "O que nos fascina é estar com as pessoas", disse Domingos de Andrade, referindo-se ao muito público que acompanha as provas, mas aplicando-se a ideia a uma cerimónia pouco comum no ciclismo português.
"Queremos corridas desenhadas para serem competitivas e intensas, criatividade dos nossos patrocinadores, para que quem nos aplaude também leve uma recordação, e promover novas causas, como levar os pais a ensinarem os filhos a andar de bicicleta ou revelar os quilómetros de estradas maravilhosas e ciclovias deste país que muitos desconhecem", anunciou Delmino Pereira antes de revelar os primeiros detalhes de um calendário estendido a quatro provas e 16 dias de competição.

O 14.º GP O JOGO, com Artem Nych a defender o triunfo do ano passado - o russo da Anicolor-Campicarn venceria ainda Douro Internacional e Volta a Portugal -, manterá o roteiro já conhecido, com três etapas nas Beiras e um final explosivo em Paredes, o GP Jornal de Notícias, praticamente montado e agora em junho, terá mais dificuldades e um final em contrarrelógio na Maia, tornando difícil ao argentino Nico Tivani (Aviludo-Louletano) repetir o êxito, o Douro Internacional irá deslocar-se até mais perto de Espanha e a maior novidade, o Grande Prémio Internacional TSF/JN terá "a ambição de, partindo do Norte, ir até Lisboa", revelou Pereira, prometendo mais novidades para breve.
Turismo do Porto e Norte atento aos visitantes de... Portugal
"Apoiamos os eventos desportivos que são estratégicos para a promoção do nosso território e vemos o ciclismo como fonte de promoção muito interessante, incluindo a nível interno. Em 2025, a nossa região teve 5,4 milhões de dormidas de residentes em Portugal", destacou Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, justificando o aumento do apoio a competições em que "vemos muito mais do que atletas, também vemos território, paisagens, vilas e cidades". Querendo continuar "junto com JN, TSF e O JOGO, com quem temos pedalado em conjunto", até espera um aumento de turistas em Portugal, "infelizmente pelas piores razões".

"Queremos mais provas internacionais"
Presidente da FPC lançou desafio à organização. "Notícias Ilimitadas (NI) pode ter uma ou duas corridas no escalão acima já no próximo ano", revelou, considerando essa uma forma de desenvolver a modalidade... e o turismo.
Cândido Barbosa tem duas preocupações, como presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, em relação às provas de estrada: o equilíbrio da pirâmide da modalidade - "Por isso espero que o Troféu Rui Costa, disputado no final deste mês e dedicado a cadetes se alargue a juniores no futuro", disse - e o estado do ciclismo "a nível global", que dificulta a evolução dos portugueses. "Não podemos só pedir às equipas para irem correr lá fora, também temos de pedir aos organizadores para internacionalizarem as provas", afirmou, esperando que as corridas da NI "possam estar no escalão acima se possível já no próximo ano".
"Este é o maior organizador privado e, se tiver uma ou duas provas internacionais, dará oportunidade às equipas e ciclistas portugueses de competirem a um nível mais elevado cá dentro. E o turismo irá agradecer", acrescentou, lembrando que a Volta "também estava a trabalhar para dentro e temos de a pensar para um ciclismo global". Em relação à maior corrida nacional, lembrou que "agora organizada pela federação, com um parceiro que nos deixa satisfeitos". "A Federação está a perder meio milhão de euros e no futuro estará aberta a nova concessão, mas não para já", finalizou.

Ciclismo a pensar "nas pessoas"
"Isto é o ADN do Jornal de Notícias, porque o ciclismo é muito territorial, está com as pessoas, é um desporto familiar, continua a gerar piqueniques na berma da estrada", considerou Domingos de Andrade, presidente do Conselho de Administração da Notícias Ilimitadas, explicando "uma aposta ainda mais forte do que a dos últimos anos". "Estamos a trabalhar com Delmino Pereira, ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, homem que conhece muito bem o terreno e que representa uma mais-valia em termos de conhecimento e de capacidade de atuação deste grupo", prosseguiu, destacando a quarta e nova corrida, o Grande Prémio TSF/JN, que permitirá "avançar no território e mostrar que nós somos, nas diversas plataformas, um grupo que olha para as pessoas".

REAÇÕES
"Isto é o ADN do Jornal de Notícias, é estar com as pessoas num desporto familiar" - Domingos de Andrade, Presidente CA Notícias Ilimitadas

"O ciclismo é uma fonte de promoção do território muito interessante e por isso o apoiamos" - Luís Pedro Martins, Presidente Turismo Porto e Norte

"O maior organizador depois da FPC pode internacionalizar algumas provas" - Cândido Barbosa, Presidente da FP Ciclismo

"O jornalismo é proximidade, tal como o ciclismo, o desporto que não cobra bilhetes" - Inês Cardoso, Diretora-geral Editorial NI


