Já a portuguesa Yolanda Hopkins terminou no terceiro lugar
Corpo do artigo
Os surfistas franceses Tya Zebrowski e Kauli Vaast ganharam este domingo o Ericeira Pro, prova das Challenger Series (CS) que decorreu na Praia de Ribeira d'Ilhas, superando nas finais os rivais australianos India Robinson e George Pittar, respetivamente.
No quadro feminino, a jovem prodígio gaulesa, de apenas 14 anos, que reforçou ainda mais a liderança do ranking das CS, superiorizou-se à ex-top mundial India Robinson, fazendo 13,53 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (7,33 e 6,20), contra os 11,93 (6,00 e 5,93) da adversária.
Já do lado dos homens, o medalha de ouro olímpico em Paris'2024, Kauli Vaast, venceu o duelo contra o George Pittar, com 14,06 (7,83 e 6,23), face aos 11,64 (5,97 e 5,67) do rival, que também já integrou o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL).
Destaque para a surfista portuguesa Yolanda Hopkins, que foi este domingo eliminada pela australiana India Robinson nas meias-finais do Ericeira Pro, ficando no terceiro posto da prova, mas consolidando o segundo lugar no ranking das CS e ficando um passo mais perto de se qualificar para a elite mundial.
"Um terceiro lugar aqui na Ericeira e segundo no ranking não é nada mau. Vou dar o meu melhor para solidificar a minha entrada para o CT ainda este ano em Saquarema [próxima etapa, no Brasil], e mostrar ao mundo que somos um país pequeno, mas gigante", realçou a olímpica lusa em declarações reproduzidas pela WSL.
O Ericeira Pro foi a quarta de sete etapas do circuito secundário da Liga Mundial de Surf (WSL), que oferece 10 vagas masculinas e sete femininas para o Championship Tour de 2026.