Crónica de Ricardo Porém - Piloto do MMP Rally Raid ficou avariado no deserto e sem assistência, só finalizou a sexta etapa na manhá seguinte e vai continuar no Dakar fora de prova
Corpo do artigo
Caros leitores de O JOGO, antes de mais desculpem-me a falha de crónica na última edição, mas tudo nos aconteceu. Como decerto já sabem, estamos fora da luta pelo Dakar Rally, mas não vergamos ao desafio e hoje voltamos às pistas para orgulhar Portugal.
Na etapa seis deste Dakar deparámo-nos com um problema mecânico que não conseguimos resolver sozinhos. A equipa estava informada sobre a situação e verifiquei que ainda havia um camião atrás de nós, que poderia dar assistência ou, na pior das hipóteses, rebocar-nos dali. Estávamos num local que, à primeira vista, parecia isolado, mas distávamos apenas cerca de 4 km da estrada de alcatrão mais próxima. Contactei o camião, passei as coordenadas e avisei a todos para ficarem tranquilos, a ajuda estava a caminho. No entanto, a “Lei do Dakar” voltou a reinar e teve a sua palavra a dizer. O camião avariou-se e o resgate foi impossível. Era assim que a nossa situação se complicava.
Uma nova equipa de mecânicos teve de ser enviada para nos encontrar, já eram 4h20 da manhã em horário saudita. O sol começou a levantar-se quando finalmente conseguimos sair daquele local, do meio de uma zona de dunas, e seguir rumo ao bivouac, que ainda estava a mais de 230 km. No final, foi uma verdadeira aventura. Uma experiência que, sem dúvida, um dia servirá para contarmos aos nossos netos!