Lançador português chegou aos 20,24 metros no melhor dos dois ensaios válidos na segunda etapa do circuito IAAF de pista coberta.
Corpo do artigo
Tsanko Arnaudov ficou esta terça-feira em quarto lugar no concurso do lançamento do peso do meeting de atletismo de Dusseldorf, na Alemanha, segunda etapa do circuito IAAF da época de pista coberta.
O atleta português chegou aos 20,24 metros no melhor dos dois ensaios válidos que teve, confirmando assim a regularidade acima dos 20 metros este inverno. Abriu a 19,98 e, após três nulos, fez a marca à quinta tentativa.
Já qualificado para os Mundiais de atletismo de Birmingham, em março, o lançador continua com o melhor registo de 20,86 de sábado passado, em Pombal.
A prova de Dusseldorf viria a ser ganha por Tomas Stanek, que bateu o recorde nacional checo com 22,17, melhor marca mundial do ano e que o coloca como nono de sempre em pista coberta. Tinha como melhor 22,01 ao ar livre, em 2017. O segundo foi o croata Stipe Zunic, com 21,13, e o terceiro o polaco Konrad Bukowiecki, com 20,73.
Também foram conseguidas melhores marcas mundiais do ano pelo queniano Vincent Kibet nos 1.500 metros (3.34,91 minutos), pela norte-americana Christina Manning nos 60 metros barreiras (7,77 segundos) e pela sérvia Ivana Spanovic no comprimento (6,77 metros). Destaque ainda para o chinês Bingtian Su, que bateu o recorde da Ásia dos 60 metros, com 6,43 segundos, marca que o coloca como nono mundial de sempre.
O próximo meeting do circuito da IAAF será na quinta-feira, em Madrid, com a presença de Nelson Évora e Pedro Pichardo no triplo, Emanuel Rolim nos 1.500 metros e Cátia Azevedo nos 400 metros. Será a primeira vez que Évora e Pichardo, multimedalhados em grandes competições, se defrontarão como atletas portugueses, depois da naturalização do saltador nascido em Cuba.