Vão ser duas etapas, em circuitos na Póvoa de Varzim e em Vieira do Minho, com todas as principais equipas nacionais interessadas em aliar o seu nome ao regresso do jornal O JOGO à estrada. Veja o vídeo com alguns dos momentos altos da apresentação da prova.
Corpo do artigo
O Troféu O JOGO/Leilosoc vai para estrada no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de maio, com duas etapas que totalizam 235,7 quilómetros, e será recebido com carinho pelas equipas portuguesas, a maioria delas ainda recordando as épocas batalhas do Grande Prémio O JOGO, que teve sete edições entre 1987 e 1993. Na cerimónia de apresentação, realizada ontem na Póvoa de Varzim, isso percebeu-se pelas palavras de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e, por sinal, único que venceu por duas vezes a corrida que deixou saudades. "É com uma emoção especial que assistimos ao regresso de O JOGO e um prazer ver reeditar este projeto", destacou.
Troféu O JOGO/Leilosoc foi apresentado na Póvoa de Varzim, destacando-se a sua importância e recordando-se José Santiago
A prova vai ter pela primeira vez as camisolas de W52-FC Porto e Sporting, este ligado a um Tavira que venceu três etapas na versão dos anos 90, embora na história da corrida se destaquem Boavista, com quatro triunfos à geral, e Louletano, com dois. Estas quatro equipas serão, juntamente com a Efapel, as principais candidatas a conquistar o Troféu O JOGO/Leilosoc, que terá duas etapas em circuitos difíceis, em especial a primeira, a incluir sete subidas do Monte S. Félix, a última rumo à meta.
"Nós fazemos campeões. Temos uma equipa de formação, temos o Manuel Zeferino, que venceu a Volta a Portugal, temos o Rui Costa, campeão mundial, e o nosso objetivo é formar, mas também sabemos promover as nossas terras pelo desporto", destacou Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, enquanto o presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Barbosa, lembrou ter "um concelho de demografia difícil", que gosta de receber "eventos desta natureza".
Se a corrida promete, a cerimónia também foi aproveitada pelo diretor de O JOGO, José Manuel Ribeiro, para recordar que um dos antigos vencedores (em 1989) foi "José Santiago, um amigo que perdemos num trágico acidente durante a Volta a Portugal". O conhecido "rei" da montanha da Volta era então jornalista desta casa, na qual se estreara a escrever sobre... o Grande Prémio O JOGO.