Liliana Cá (disco), Leandro Ramos (dardo) e Jéssica Inchude (peso), todos a preparar a presença em Paris’2024, destacaram-se no Meeting da Maia Cidade do Desporto 2024
Corpo do artigo
Leandro Ramos (dardo), Liliana Cá (disco), Jéssica Inchude (peso) e Lorène Bazolo (100 metros), quatro dos sete portugueses apurados para Paris'2024 presentes no Meeting da Maia Cidade do Desporto, saíram do Estádio Dr. José Vieira de Carvalho com moral reforçada para Paris'2024. Numa edição influenciada pela vento, Ramos voltou a passar a fasquia dos 80 metros (80,13), batendo a concorrência por larga margem, enquanto Cá, com 60,50 metros ao quinto ensaio, se impôs à antiga campeão mundial Denia Caballero (60,06).
Sem tempo para descanso, a lançadora do Sporting entra hoje em ação no Meeting de Paris para a Liga Diamante, no Estádio de Charléty. Já a pesista Inchude celebrou com um ensaio de 18,50 metros, batendo a também futura olímpica Eliana Bandeira (17,64).
Dos sete portugueses apurados para os Jogos, Lorène Bazolo (100 metros) também venceu, mas o vento irregular impediu que os 11,09s fossem novo recorde nacional e do meeting.
Na contagem decrescente para a terceira presença em Jogos, Bazolo ganhou nos 100 metros, com 11,09s, que seriam recorde nacional e do meeting, não fosse o vento irregular (+3,9m/s). Os restantes olímpicos lusos, Tsanko Arnaudov e Francisco Belo, ambos do peso, foram ultrapassados pelo saudita Mohamed Tolo. A australiana Liz Hedding (comprimento), a espanhola Yulenmis Aguilar (dardo), a equatoriana Nicole Caicedo (400 metros), a francesa Trapeau Maellis (800) e a chilena Josefa Quezada (1500) foram os outros vencedores internacionais. Nas restantes provas, os campeões de Portugal Gerson Baldé (comprimento), Delvis Santos (100 metros), Abdel Larrinaga (110 barreiras) e Omar Elkhatib (400 metros) festejaram na pista maiata, tal como Miguel Moreira, recém-campeão dos 5000 e que venceu nos 1500.
Nos 800 metros, o sub-23 do Sporting David Garcia surpreendeu com o triunfo, enquanto, no disco masculino, o benfiquista Emanuel Sousa teve a melhor recuperação possível dos Campeonatos de Coimbra: impôs-se ao colombiano Mauricio Ortega e ao equatoriano Juan Caicedo (ambos top-30 mundial e apurados para os Jogos) ao sexto ensaio (60,56 metros).
Como em todas as edições, o Meeting da Maia Cidade do Desporto homenageia uma personalidade, recaindo a escolha deste ano sobre o treinador João Campos. “Com uma vida dedicada ao atletismo, é uma das maiores referências em Portugal”, justificou a organização. Co-fundador do Maia AC e do Meeting maiato, o professor e técnico de 68 anos teve a seu cargo nomes como a campeã olímpica Fernanda Ribeiro, o campeão do mundo Rui Silva ou a campeã da Europa Jéssica Augusto, vários campeões como Fernanda Ribeiro (em Jogos), dando à modalidade mais de 50 medalhas.