A etapa foi ganha pelo sul-africano Henri Schoeman.
Corpo do artigo
O português João Silva terminou esta sexta-feira na sexta posição a primeira etapa do circuito mundial de triatlo, disputada em Abu Dhabi e que foi ganha pelo sul-africano Henri Schoeman.
O atleta olímpico português gastou 57.45 minutos para completar o percurso, enquanto o compatriota João Pereira, quinto nos Jogos Olímpicos Rio'2016, foi 37.º, em 59.42, depois de ter sido afetado por uma queda.
"A prova acabou por correr bem, tive algumas dificuldades na parte da natação e como estive algum tempo sem competir, ainda não automatizei algumas particularidades das corridas, como as saídas e transições, que fazem parte da prova", referiu João Silva neste regresso às competições.
Em declarações à assessoria de imprensa da Federação de Triatlo de Portugal, João Silva disse "o percurso de bicicleta era bastante difícil e duro, dificultado ainda mais pela chuva devido ao piso escorregadio", referindo que "houve muitas quedas de bons atletas, e isso acabou por afastá-los por primeiros lugares".
"Estou contente com esta primeira prova, não fiz nenhuma preparação especial para estar aqui, isto acaba por ser uma prova de preparação para a qualificação olímpica que inicia em maio", assumiu.
A prova foi ganha por Henri Schoeman, bronze no Rio'2016, com um tempo de 57.03 minutos, menos seis segundos do que o espanhol Mario Mola, vencedor do circuito mundial em 2016 e 2017, e menos 22 do que o francês Vincent Luís.
O britânico Jonathan Brownlee, vice-campeão olímpico, foi sétimo, com 57.56 minutos.
A próxima prova do circuito mundial disputa-se nas Bermudas, em 28 de abril.