A primeira segunda-feira após a conclusão da fase regular da NFL é conhecida por "Black Monday", o dia em que são anunciados diversos despedimentos de treinadores
Corpo do artigo
Quatro equipas da NFL anunciaram esta segunda-feira a saída dos respetivos treinadores, confirmando a tendência que dá a este dia o nome de "Black Monday", a segunda-feira negra dos treinadores de futebol americano.
Dos despedimentos anunciados, apenas um treinador deixa a equipa com um recorde negativo de apenas 13 vitórias e 34 derrotas em três épocas. Trata-se de John Fox, agora ex-treinador dos Chicago Bears que esta temporada apenas venceu 5 dos 16 encontros. Fox deixa Chicago depois de três temporadas em que, contas feitas, apenas os Cleveland Browns fizeram pior. A propósito, os Brows tornaram-se esta temporada na segunda equipa da história da NFL a não vencer numa das 16 partidas da fase regular.
Os Detroit Lions também colocaram um ponto final na ligação com o treinador. Jim Caldwell deixa a equipa de Ford Field depois de falhar o acesso ao play-off, ainda que tenha conseguido nove triunfos, contra sete derrotas, na primeira fase da época. No total, as quatro temporadas de Caldwell em Detroit terminam com um balanço positivo de 36 triunfos e 28 derrotas, sendo o primeiro treinador da equipa a conseguir esse "resumo positivo" desde a década de 1970.
Jack Del Rio perdeu também o emprego, abandonando os Oakland Raiders (25-24), ficando no seu currículo com uma ida aos play-off e uma fase regular soberba em 2016, com 12 triunfos.
Ainda no domingo soube-se que os Indianapolis Colts também decidiram despedir o treinador, interrompendo a ligação com Chuck Pagano iniciada em 2012. Três idas consecutivas ao play-off, nas primeiras três épocas, não foram suficientes para apagar, por exemplo, o péssimo desempenho (12 derrotas) em 2017. Pagano deixa Indianapolis com 53 vitórias e 43 derrotas.
Esta segunda-feira incluiu, mais tarde, o anúncio de Bruce Arians. O treinador dos Arizona Cardinals anunciou a saída da equipa de Phoenix, mas também o ponto final na carreira, iniciada, em temos da NFL, em 2001, nos Cleveland Browns.