Joan Barreda venceu a prova.
Corpo do artigo
Três portugueses terminaram este domingo entre os 10 primeiros classificados da categoria reservada às motas no rali da Andaluzia, prova de abertura do Mundial de todo-o-terreno, vencida pelo espanhol Joan Barreda (Honda).
O luso-germânico Sebastian Bühler foi quarto classificado na quarta e última etapa, hoje disputada, terminando a 1.05 minutos do vencedor da tirada, o chileno Pablo Quintanilla (Honda), que deixou Barreda em segundo, a 11 segundos.
Um resultado suficiente para o piloto da Honda, equipa gerida pelo português Ruben Faria, garantir o triunfo na prova.
Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) sofreu duas quedas ao longo dos 343 quilómetros da etapa de hoje, terminando em sétimo, a 2.50 minutos.
Já Rui Gonçalves (Sherco) foi 10.º, a oito minutos do vencedor.
Na geral, Joaquim Rodrigues Jr. foi o melhor português, em quarto, a 13.50 minutos do primeiro lugar. Bühler acabou em oitavo, a 26.40, depois de ter sofrido uma penalização de 15 minutos na véspera, por mudar o motor da sua mota.
Rui Gonçalves foi 10.º, a 40.39, e mostra cada vez mais adaptação a esta modalidade, depois de se ter sagrado vice-campeão mundial de motocrosse na classe MX2.
Nos automóveis, a vitória sorriu ao qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota). O piloto da Toyota ainda sofreu uma penalização de dois minutos mas deixou o espanhol Carlos Sainz (Mini) a 43 segundos.
Nos SXS, a espanhola Christina Gutierrez (OT3) fez história ao vencer a classe T3.