Equipas vão poder utilizar dois tipos de travões, mas a mudança de tecnologia não agrada a todos.
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A União Ciclista Internacional autorizou o uso de travões de disco em todas as divisões do ciclismo de estrada profissional, depois de na última época os ter testado em duas provas do World Tour. Isto significa que as equipas portuguesas também os poderão utilizar.
Foram oito as equipas do maior escalão mundial que já utilizaram os novos travões, gerando opiniões de todos os tipos, pois esta evolução tecnológica permite travar de forma mais eficaz, mas gera um novo tipo de perigos.
"No ciclismo de estrada há quedas com muita gente. Se alguém cair em cima de um disco, que ainda por cima estará quente devido às travagens, pode magoar-se seriamente", alertou o belga Philippe Gilbert, um dos que já testou e não gostou, lembrando mais um perigo: "Nem todos utilizarão os discos e não podemos ter bicicletas de vários tipos, pois isso provocará quedas, com uns a travarem em 10 metros e outros a precisarem de 20...".
A utilização deste tipo de travagem, que ainda continuará em período experimental, poderá ser alargado nas restantes categorias em 2017.