Torneio pré-olímpico: Portugal com fumos negros e minuto de silêncio por Quintana
Seleção Nacional está na cidade francesa de Montpellier para jogar o apuramento para Tóquio e nele prestará homenagem ao malogrado guarda-redes.
Corpo do artigo
Os jogadores da seleção portuguesa vão usar um fumo negro na camisola na qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, em memória de Alfredo Quintana, anunciou a Federação Internacional de Andebol (IHF).
https://www.facebook.com/ihf.info/videos/260676248982085
De sexta-feira a domingo, em Montpellier, França, Portugal vai tentar pela primeira vez qualificar-se para uns Jogos Olímpicos, naquela que será a primeira competição após a morte do guarda-redes.
Na estreia no torneio de qualificação, Portugal defronta a Tunísia, num encontro que será antecedido por um minuto de silêncio por Quintana.
Além da equipa africana, Portugal vai ainda defrontar a França e a Croácia, com os dois primeiros a assegurarem o apuramento.
Alfredo Quintana morreu em 26 de fevereiro, aos 32 anos, após sofrer uma paragem cardiorrespiratória na segunda-feira anterior, durante o treino dos azuis e brancos, ao serviço dos quais conquistou seis campeonatos, uma Taça e duas supertaças.
Quintana, que completava 33 anos, a 20 de março, foi assistido de imediato, com apoio de uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo sido transportado para o Hospital de São João depois de estabilizado.
Nascido em Havana (Cuba), o guarda-redes, de 2,01 metros, ingressou no FC Porto em 2011, naturalizou-se português e tornou-se internacional em 2014, tornando-se numa referência da equipa das quinas, que representou em 67 jogos, tendo feito parte das seleções que conquistaram o sexto lugar no Europeu de 2020 e o 10.º no Mundial 2021, as melhores classificações lusas de sempre.