A primeira prova começa já dia 2 de maio, seguindo-se a etapa mundial, com a presença de ginastas de 32 países
Corpo do artigo
Vão ser quase duas semanas dedicadas por inteiro à ginástica rítmica, mantendo-se assim uma tradição de muitos anos na cidade de Portimão, pronta a receber o Torneio Internacional (em 33.ª edição) e a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica. A primeira prova, a realizar no Portimão Arena já entre os dias 2 e 4 de maio, dá início a esta maratona que junta cores vibrantes e a graciosidade e elegância das coreografias apresentadas por atletas de topo.
Este torneio ganhou protagonismo nas últimas três décadas e está integrado no calendário da Federação Internacional de Ginástica Rítmica, sendo dirigido a atletas do escalão júnior, que competem a solo e com aparelhos, sendo os exercícios executados a nível individual e em conjuntos.
Na semana seguinte, entre 9 e 11 de maio, o mesmo multiusos acolhe a 13.ª Taça do Mundo, competição realizada na cidade há vários anos e também uma referência no calendário. Esta etapa, de dimensão mundial, conta com a presença de ginastas de 32 países e está igualmente inserida no calendário da Federação Internacional, direcionada para as atletas seniores, que competem a solo e com aparelhos, também a nível individual e em conjuntos.
As duas provas são organizadas pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a entrada é livre, esperando-se, como é habitual, grande afluência de público.