A decisão da empresa neerlandesa vai impedir os utilizadores dos relógios TomTom de sincronizar as suas atividades com todas as plataformas de desporto
Corpo do artigo
A TomTom Sports vai desligar a sua plataforma e descontinuar as aplicações de sincronização de telemóvel e de PC que permitem aos utilizadores dos relógios desta marca sincronizar as estatísticas dos seus exercícios com as várias plataformas. A empresa neerlandesa avisa de que o desligamento vai ocorrer no final do próximo mês de setembro e aconselha os utilizadores a fazer o descarregamento de todo o histórico para outras plataformas.
A notícia é um rude golpe para os utilizadores dos relógios desportivos da TomTom que assim serão impedidos de sincronizar as suas atividades para todas as plataformas. A notícia não é completamente inesperada já que a empresa abandonou o mercado dos gadgets desportivos em 2017. Os relógios da marca destacavam-se pela simplicidade e por uma relação qualidade/preço muito apelativa.
Guia para guardar histórico de atividades
Se quiser migrar o seu histórico para outras plataformas de desporto como o Strava, por exemplo, siga estes passos:
1) Vá a https://mysports.tomtom.com/app/latest/
2) Escolha a opção "Gerir conta"
3) Clique em "Gerir os meus dados"
4) Escolha a opção "Download da parte 1". Pode haver outros, o número de descarregamentos vai depender do volume do histórico. Uma vez descompactado o ficheiro com a extensão ".zip" terá acesso a uma série de ficheiros: um por cada exercício (atividade).
Importar os dados para o Strava
Testamos o processo de importar os dados para o Strava, a mais popular plataforma de desporto. Os passos são os seguintes:
1) Entre na página do Strava e clique no sinal "+", que fica ao lado da sua fotografia de utilizador. Escolha a opção "Carregar atividade".
2) Clique no botão "Escolher ficheiros". Será aberta uma caixa de diálogo que lhe permite fazer o "upload" de 15 ficheiros de cada vez (uma atividade por cada ficheiro). No caso das contas gratuitas o Strava limita a importação diária de ficheiros a 15+15+10 (40 no total). O limite das contas pagas sobe para 25+25+25+25 (100 no total). Se o seu histórico for longo, prepare-se para um processo demorado...
3) Uma vez importadas as atividades o Strava mostra-lhe o resumo do exercício e permite mudar o descritivo ou a modalidade. Clique em "gravar". Feito.
Forma não oficial para continuar a usar o seu relógio TomTom
Depois de setembro os utilizadores que quiserem espremer mais umas gotas de suor do seu relógio TomTom podem tentar uma forma não oficial de descarregar as métricas dos seus exercícios para o PC através de uma aplicação gratuita. Se quiser tentar vá a https://blog.studioblueplanet.net/software/tomtomwatch, instale a aplicação no seu PC (Windows apenas) e siga as instruções da página.