Holandês Dylan Groenewegen venceu etapa inaugural da prova.
Corpo do artigo
O holandês Dylan Groenewegen (Lotto Jumbo) venceu esta terça-feira ao sprint a primeira etapa da Volta a Yorkshire, surpreendendo o australiano Caleb Ewan (Orica), segundo classificado e o mais reputado "finalizador" deste pelotão.
Na ligação entre Beverley e Settle, de 184 quilómetros, o britânico Stephen Cummings (Dimension Data) ainda tentou a última investida para um triunfo solitário, a três quilómetros da meta, mas o pelotão anulou a iniciativa, liderado pela Lotto Jumbo e pela Orica, com os respetivos "comboios" a preparar o sprint final.
Dylan Groenewegen superou Ewan e o alemão Nikias Arndt (Giant), com o tempo de 5:09.11, e assumiu a liderança. Tiago Machado (Katusha), único português na segunda edição da prova britânica, terminou a tirada em 25º com o mesmo registo do vencedor, fechando o dia no 27º posto da geral, a dez segundos do líder, diferença obtida com as bonificações do triunfo.
No sábado, corre-se a segunda etapa, a mais curta da competição, com 135,5 quilómetros de ligação entre Otley e Doncaster, num percurso sem grandes dificuldades.