Teresa Bonvalot: "A Molly Picklum é uma grande surfista. Estou com fé nela"
Os australianos Molly Picklum e Jack Robinson são os favoritos da campeã olímpica à vitória da prova de surf de Peniche que deve terminar este domingo
Corpo do artigo
Os australianos Molly Picklum e Jack Robinson são os favoritos à vitória na prova da elite mundial de surf em Peniche, que deve terminar no domingo com boas condições em Supertubos, considerou este sábado a olímpica portuguesa Teresa Bonvalot.
"Quem eu gostava que ganhasse, e acredito que vai ganhar, é a Molly. É uma grande amiga minha, temos passado também uns dias juntas [em Peniche], e é uma grande surfista e tem um potencial incrível. Estou com a minha fé nela", revelou à Lusa a pentamcapeã nacional, acrescentando que, no quadro masculino, aponta para Jack Robinson (vice-campeão em Peniche em 2023) como o mais forte candidato.
O Meo Rip Curl Pro Portugal cumpriu hoje o quarto dia de espera consecutivo, mas a organização da única etapa na Europa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) quer retomar e fechar o campeonato no domingo.
"Acho que vai ser muito interessante ver a competição amanhã [domingo]. Supostamente, vai haver boas ondas, e acho que vamos ver bons tubos. Vai ser um dia muito giro de ver", realçou Teresa Bonvalot.
A surfista de 25 anos, que alcançou um nono lugar em 2023 em Supertubos, tendo participado na ocasião por convite da organização do evento, disse que, mesmo não estando a competir, também está a aprender, seguindo focada em alcançar uma vaga na elite mundial de surf e garantir um lugar por direito próprio no Championship Tour (CT).
"Devemos olhar sempre de várias perspetivas, e esta acaba por ser uma perspetiva de experiência em que estou de fora. Aproveito para estar mesmo assim cá e surfar com os melhores do mundo, onde eu quero pertencer", sublinhou.
Bonvalot disse ainda que, mesmo com os efeitos da depressão Martinho a colocarem o campeonato em stand by (espera) desde o início da tarde de terça-feira, por falta de condições na Praia de Supertubos, a península de Peniche tem proporcionado bons treinos.
"No meio desta tempestade toda, aqui Peniche foi mesmo o melhor sítio e arranjámos sempre cantinhos bons para treinar e para meter o surf em dia", lançou a cascalense, que se sagrou pela primeira vez campeã nacional aos 14 anos, em 2014, tendo celebrado novamente em 2015, 2020, 2022 e 2024.
A próxima chamada oficial da prova da elite mundial do surf na Praia de Supertubos, em Peniche, está marcada para as 06h45 no domingo, para um possível início às 07h05, quando faltam disputar os oitavos de final da prova masculina e as meias da competição feminina.