Há 150 anos, o primeiro court em Portugal foi no jardim do cônsul britânico na Invicta. FPLT faz 100 anos
Corpo do artigo
Decorria a primavera de 1875 e, na leitura diária dos jornais ingleses, o cônsul britânico no Porto fixa o olhar num anúncio de apetrechos para o jogo do lawn tennis. Oswald John Frederick Crawfurd (Londres 1834-Montreux 1909) imaginou a relva aparada dos jardins do palacete da Quinta do Veiga, na freguesia de Cedofeita, transformada num campo para o desporto moldado, dois anos antes, por Walter Clopton Wingfield. O oficial aposentado da armada britânica criou mil kits para o jogo (cinco guinéus cada; 300 euros na atualidade) que esgotaram rapidamente. Um chegou à alfândega portuense, encomendado pelo diplomata.
O interesse da nobre e aristocrata comunidade inglesa na região foi imediato e os amigos do cônsul estrearam raquetas, bolas, rede, postes, pinos, rolo de fita de marcação e um livro de regras (incluindo as do badminton, dada a possibilidade de a rede aumentar a altura).
Durante o seu consulado (1866-1891), Oswald Crawfurd ainda presidiu ao Oporto Cricket Club, rebatizado com o apelido Lawn Tennis Club, quando passou a incluir ténis para ambos os sexos.
A moda pegou no Porto e, atenta, a vila de Cascais apresentou-a às muitas famílias inglesas instaladas na Linha. Guilherme Pinto Basto, comerciante e desportista que introduzira o futebol em Portugal é o mentor e o Carcavelos Club vive a primeira experiência em 1878. No ano seguinte é fundado o Sporting Club de Cascais, também conhecido por Club da Parada pela localização e organizador do primeiro campeonato em 1882. O grande promotor foi o rei D. Carlos - espécie de João Lagos do final do século XIX -, praticante apaixonado da modalidade, também na sua casa no Porto, onde fundou o Velo Club e mandou construir dois courts.
Datas importantes
1875 Introdução do ténis no Porto, em Cedofeita (atuais instalações da Santa Casa da Misericórdia do Porto), com a construção de um court na residência do cônsul inglês Oswald Crawfurd.
1877 Construção de três courts no Oporto Cricket Club, no Candal (Gaia), fundado 18 anos antes, passando a incluir Lawn Tennis no nome; em 1923, o OCLTC transfere-se para o Campo Alegre (Porto).
1878 Introdução do ténis no Carcavelos Club, na Quinta Nova de Santo António.
1879 Fundação do Sporting Clube de Cascais (Club da Parada); primeiros courts no sul e primeiro clube a organizar campeonatos.
1893 Fundação do Velo Club do Porto; no Palácio das Carrancas (atual museu Soares dos Reis); no meio do velódromo Maria Amélia existiam dois courts. Quando chovia, jogava-se na nave central do Palácio de Cristal.
1898 Fundação do Lawn Tennis de Carreiros, no Porto, na Avenida de Carreiros (atual Avenida Brasil).
1900 Fundação do Lawn Tennis Clube da Foz, com um court no Passeio Alegre; desde 1909 nas atuais instalações.
1902 Fundação do Club Internacional de Foot-Ball, em Campo de Ourique.
1903 Fundado o Lawn Tennis Club do Prado, em Matosinhos.
1906 Introdução do ténis no Futebol Club do Porto, no Campo da Rainha.
1906 Fundação do Sporting Club de Portugal e da respetiva secção de ténis, no Lumiar.
1907 Fundado o Leixões Sport Club com uma raqueta no emblema; resultou da fusão do Grupo Lawn Tennis do Prado e do Grupo Lawn Tennis de Matosinhos com o Grupo de Leixões Foot-Ballers.
1908 Construção dos courts na Tapada da Ajuda (Lisboa); aí jogavam os “rivais” Lawn Tennis de Lisboa e o Grupo Portuguez de Lawn Tennis.
1921 Fundação do Luso Tennis Club (Vila do Luso/Mealhada).
1925 Fundação da Federação Portuguesa de Lawn Tennis (16 de Março).