Jogador suíço de 3x3 assumiu publicamente a sua orientação sexual.
Corpo do artigo
"Chamo-me Marco Lehmann, tenho 27 anos, sou jogador profissional de basquetebol de 3x3 e decidi que não vou esperar pela retirada para anunciar que sou gay", assim começou por escrever Marco Lehmann, jogador profissional suíço de 3x3, em carta aberta divulgada pelo "Player"s Voice".
"Isto é para todas as pessoas que querem deixar de ter uma vida dupla, para os que vivem num sistema em que não existem. Isto é para as futuras gerações, para que possam viver e desfrutar de uma vida desportiva sem terem de se esconder.", continuou Lehmann.
"Não vou mentir, isto também é para mim, para viver sem este peso. Cada semana, sempre que o meu namorado me levava ao aeroporto, passava de um homem homossexual feliz e numa relação a um atleta profissional sem emoções, que não queria falar da sua vida pessoal", disse ainda, antes de concluir que passou por um mau momento, em 2019, e que a homossexualidade ainda parece ser tema tabu no desporto, algo que acredita ter de parar:
"Ser gay no desporto parece ser tabu. Tem de se parar com isto já. Há jogadores jovens que deixam o desporto coletivo quando descobrem que são gays."