Telma Monteiro em Tóquio: "Amamos Portugal, é um sentimento fantástico estar aqui"
Judoca portuguesa foi a porta-estandarte da missão portuguesa, composta por 92 atletas, nas Olimpíadas, a par com Nélson Évora
Corpo do artigo
A judoca Telma Monteiro foi, esta sexta-feira, a "voz" dos porta-estandarte portugueses na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, realçando o amor pelo país e o "sentimento fantástico" pela presença na competição.
"Nós amamos Portugal e é um sentimento fantástico estar aqui, nestes Jogos Olímpicos. Estou verdadeiramente orgulhosa", afirmou Telma Monteiro, medalha de bronze em -57 kg no Rio2016, que partilhou com o saltador Nelson Évora, campeão do triplo salto em Pequim2008, a "missão" de liderar a delegação portuguesa na cerimónia.
A Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 foi esta sexta-feira representada por 17 atletas no desfile da Cerimónia de Abertura, tendo sido a 169.ª a desfilar e entrou às 21:14 locais (14:14 em Lisboa) no Estádio Nacional de Tóquio.
Na sua quinta presença olímpica, Telma Monteiro voltou a encabeçar o desfile da comitiva lusa, tal como em Londres2012 e no encerramento do Rio2016, enquanto Nelson Évora, nos seus quartos Jogos, reeditou a experiência de Pequim2008.
Portugal vai estar representado por 91 atletas - após o anúncio da desistência do surfista Frederico Morais, por estar infetado com o novo coronavírus -, em 17 modalidades, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, hoje inaugurados oficialmente, após o adiamento em um ano, devido à pandemia de covid-19, e que vão ser disputados até 08 de agosto.