Gustavo Sousa, antigo árbitro internacional, não vê erro técnico no lance polémico de Taynan na final da Taça da Liga. Benfica, derrotado por 4-2, vai avançar com protesto da final frente ao Sporting, por alegado erro técnico da equipa de arbitragem. Segundo os encarnados, Taynan devia ter sido expulso.
Corpo do artigo
O Benfica vai apresentar um protesto junto da Federação Portuguesa de Futebol exigindo a repetição da final da Taça da Liga, perdida para o Sporting, por 4-2, alegando “sucessivas decisões” da arbitragem que lesaram a verdade desportiva, prejudicaram o Benfica e culminaram num precedente gravíssimo para o futsal nacional”. Em causa está o lance em que Taynan, suplente dos leões, entrou na quadra e chutou a bola para longe quando esta estava na posse de um benfiquista, faltando, então, menos de minuto e meio para o final e com o Sporting a vencer 3-2. O jogador leonino foi punido com cartão amarelo, mas os encarnados vincam que “as regras são claras e implicam, no mínimo, a sua expulsão”.
Para o clube da Luz tratou-se de “mais uma decisão errada e grave da equipa de arbitragem, uma vez mais com influência direta no resultado final e na atribuição do troféu”, na partida disputada no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. “Dada a gravidade dos acontecimentos”, o Benfica vai até às últimas consequências para que uma inaceitável conduta antidesportiva não passe uma vez mais em claro e que o nível de arbitragem a que assistimos não se repita”.
Contactado por O JOGO, Gustavo Sousa, antigo árbitro internacional de futsal, considera que a dupla de árbitros Rúben Santos/Cristiano Santos “ajuizou bem o lance”, entendendo que “não houve qualquer erro de arbitragem”. “Houve uma entrada indevida na superfície de jogo com interferência no jogo chutando a bola, por isso justificava-se o cartão amarelo. O cartão vermelho só poderia ser mostrado em situação cumulativa de advertências e se cortasse um ataque prometedor”, algo que, analisa, não aconteceu: “Não era um ataque prometedor porque havia três jogadores do Sporting junto à área e o lance aconteceu, sensivelmente, na linha de meio-campo.”
Ontem, o Sporting, em comunicado, vincou que a equipa de arbitragem “decidiu bem e conforme os regulamentos”, admitindo que Taynan foi protagonista de uma “atitude irrefletida”, mas ressalvando que se tratou da “reação a uma falta de fair-play” por parte dos rivais.