Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) retirou à russa Tatyana Chernova o título mundial de heptatlo de 2011, bem como a medalha de bronze nos Jogos de Londres2012, devido a doping.
Corpo do artigo
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) retirou à russa Tatyana Chernova o título mundial de heptatlo de 2011, bem como a medalha de bronze nos Jogos de Londres2012, devido a doping.
Todos os resultados de Chernova entre 15 de agosto de 2011 e 22 de julho de 2013 foram anulados, pelo que a britânica Jessica Ennis-Hill viu a sua medalha de prata de 2011 em Daegu, Coreia do Sul, transformar-se em ouro, o mesmo metal que conquistou nos Jogos Olímpicos organizados pelo seu país, sendo que no Rio2016 foi segunda.
Chernova, que foi punida com três anos e oito meses, não foi a única russa castigada, uma vez que as corredoras Ekaterina Sharmina e Kristina Ugarova também foram suspensas.
Os três casos foram encaminhados em fevereiro pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para o TAS, convidado a pronunciar-se sobre a interdição do atletismo russo participar no Rio2106.
As três atletas foram dadas como culpadas depois do seu "passaporte biológico ter mostrado evidencias de doping sanguíneo", disse o TAS.