Tadej Pogacar ganha pela quinta vez e aumenta vantagem na liderança do Giro
Esloveno da UAE Emirates chegou isolado a Santa Cristina Valgardena, após os 118,7 km da etapa encurtada
Corpo do artigo
Tadej Pogacar somou o quinto triunfo em 16 etapas da Volta a Itália, ganhando mais tempo a Daniel Martinez e sobretudo a Geraint Thomas, que desceu a terceiro da classificação geral.
Após várias discussões durante a manhã, a tirada cancelou a passagem pelo Stelvio, coberta de neve, e partiu de Laas, tendo 118,7 km até Santa Cristina Valgardena, no Monte Pana. A distância curta gerou muitos ataques, em especial de Julian Alaphilippe, que devido à perseguição da Movistar nunca teve uma vantagem confortável.
O francês foi alcançado por um trio a 5 km do alto da última subida, mas nesse momento Rafal Majka passou para a frente do pelotão, dando sinal de que a UAE Emirates ia anular as fugas. Pogacar atacou para se isolar de imediato, ultrapassando o último dos fugitivos, Giulio Pellizzari, a 700 metros da meta.
Nas contas da geral, o esloveno de 25 anos, que foi campeão da Volta a França em 2020 e 2021 e está a estrear-se no Giro, é ainda mais líder, agora secundado por Daniel Martínez, a 7.18 minutos, depois de o britânico Geraint Thomas (INEOS), agora terceiro a 7.40, ter perdido tempo.
Na terça-feira, a 17.ª de 21 etapas liga Selva di Valgardena ao Passo Brocon, com novo dia de alta montanha e chegada em alto ao cabo de 159 quilómetros.