Tadej Pogacar é o novo camisola amarela do Tour e João Almeida sobe na geral
João Almeida foi oitavo no exercício individual em Caen
Corpo do artigo
Tadej Pogacar (UAE Emirates) é o novo camisola amarela da Volta a França. O esloveno, que de véspera chegou ao centésimo triunfo da carreira com ajuda preciosa de João Almeida, destronou Mathieu Van Der Poel (Alpecin) no contrarrelógio de Caen (33 km), com o segundo melhor tempo (36m58s). O neerlandês teve apenas com o 18.º registo, baixando a sexto da geral.
A vitória do “crono” foi para o campeão mundial Remco Evenepoel (Sousal-Quick Step), com 36m42s, o que lhe permitiu saltar de nono para segundo da geral, a 42s de “Pogi”.
Almeida foi oitavo, a 1m14s de Evenepoel, subindo mais um lugar na geral, agora em sétimo, enquanto o compatriota Nelson Oliveira (Movistar) ficou no top-15.
Entre as deceções da jornada, destaque ainda para o medalha de bronze dos Jogos Olímpicos Paris2024, o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), mero 100.º classificado, ou para Enric Mas (Movistar), pior entre os favoritos, a quase três minutos.
Na quinta-feira, Pogacar vestirá a amarela do Tour pela 41.ª vez na carreira, numa sexta etapa também ao jeito do campeão mundial de fundo, com os 201,5 quilómetros entre Bayeux e a Vire Normandie a incluírem cinco contagens de montanha de terceira categoria e uma de quarta já perto da meta.