Leões garantiram a conquista do Grupo B com um triunfo caseiro por 81-71
Corpo do artigo
O Sporting garantiu o apuramento para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos em basquetebol, ao selar a conquista do Grupo B com um triunfo caseiro por 81-71 face ao FC Porto, com quem partilhava a liderança.
Em embate da quarta jornada, a mão quente do Jogador Mais Valioso (MVP) do encontro, o canadiano Eddie Ekiyor, autor 29 pontos, com 12 em 15 nos lançamentos de campo (80%), e 19 ressaltos, foi decisiva para o triunfo dos leões.
Do lado do FC Porto, os melhores foram Phillip Fayne, com 14 pontos e quatro ressaltos, e Miguel Queiroz, com 13 pontos e sete ressaltos.
Perante o líder do campeonato nacional, o Sporting rapidamente assumiu a liderança no marcador e chegou ao final dos primeiros 10 minutos com seis pontos de avanço (23-17), sobretudo graças aos três triplos convertidos contra um dos azuis e brancos.
Com uma entrada completamente em falso no segundo quarto, os comandados de Fernando Sá deixaram-se subjugar pelo Sporting que, com alguma facilidade, ganhou uma vantagem de 16 pontos (33-17), com um parcial de 10-0.
Os forasteiros foram amortizando os danos, com lançamentos livres, aproveitando o facto dos leões terem somado cinco faltas demasiado cedo, conseguindo reduzir para 37-30, mas o esforço acabou inglório já que o Sporting reorganizou-se e chegou ao intervalo a vencer por claros 51-36.
Esta almofada de 15 pontos até conferia ao Sporting maior tranquilidade, contudo, o FC Porto conquistou o domínio da bola, adormeceu o adversário e, quando os comandados de Pedro Nuno Monteiro deram por ela, apenas quatro pontos separavam as equipas (63-59), fruto de um parcial de 12-23.
Com tudo em aberto na ponta final, os dois pontos do portista Phillip Fayne apimentaram ainda mais o encontro, mas Eddie Ekiyor ficou intratável e em poucos segundos deu uma vantagem de sete pontos ao Sporting (70-63) e embalou a equipa para a vitória.
Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting – FC Porto, 81-71.
Ao intervalo: 51-36.
Sob a arbitragem de Diogo Martins, Tiago Perdigão e Daniel Oliveira as equipas alinharam e marcaram:
- Sporting: Eddie Ekiyor (29), Ronald Curry Jr. (7), Marvin Clark Jr. (6), André Cruz (6) e Marcus Lovett Jr. (10). Jogaram ainda Rasaq Yussuf (8), Marko Lonkovic (2), Diogo Ventura (4) e Diogo Araújo (9).
Treinador: Pedro Nuno Monteiro.
- FC Porto: Cleveland Melvin (7), Aaron Harrisson (18), Miguel Queiroz (13), Tanner Omild (12) e Charlon Kloof (7). Jogaram ainda Miguel Maria Cardoso, João Guerreiro, Luís Silva, Nuno Sá e Phil Phayne (14).
Treinador: Fernando Sá.
Marcha do marcador: 23-17 (primeiro período), 51-36 (intervalo), 63-59 (terceiro período) e 81-71 (resultado final).
Assistência: cerca de 600 espectadores.