
FPB
Emblema da Margem Sul do Tejo está na final-four da Taça de Portugal, a jogar-se este fim de semana em Albufeira, na companhia de FC Porto, Sporting e Oliveirense. Chegada às decisões na prova-rainha acontece numa temporada mais difícil na Liga Betclic, pois formação barreirense, em 11.º lugar, está a lutar pela permanência, sem atirar a toalha ao chão.
A final-four da Taça de Portugal, que se joga este fim de semana em Albufeira, regista uma presença inesperada. O Galitos Barreiro está de volta às decisões na prova-rainha pela primeira vez desde 2017/18, edição em que, num formato de Final a 8, atingiu as meias-finais. Esta época, o emblema da Margem Sul do Tejo junta-se a FC Porto, Sporting e Oliveirense na discussão do troféu. "Regressar aos pontos altos é sempre um momento de felicidade. É para isso que trabalhamos diariamente", partilha a O JOGO o treinador Henrique Pina, encarando a circunstância "com bastante ambição". "Temos 25 por cento de possibilidades de vencer", sublinha.
Na luta por uma segunda final no historial, a juntar à atingida em 2013/14, contra o Benfica, o Galitos defronta amanhã os dragões (16h00, RTP2), que já surpreenderam esta temporada, na segunda jornada da Taça Hugo dos Santos (90-89). Para a Liga, na nona ronda, os portistas passaram a centena (78-103). "Vencemos o FC Porto uma vez, num outro contexto. Porém, sendo a meia-final a uma mão apenas, tudo é possível e poderemos causar nova surpresa", deseja Pina.
A chegada à fase mais adiantada da Taça acontece numa temporada difícil em termos de campeonato. O Galitos, sensação em 2024/25 com um sexto lugar (dez triunfos em 22 jornadas), tem ocupado os lugares de descida. Nesta altura, é 11.º (4v/11d), mas está a apenas uma vitória do top-8. "Os resultados não têm sido os melhores, mas a ambição de voltar ao play-off mantém-se enquanto for matematicamente possível. Só no final poderemos avaliar se a época passada foi melhor. Por enquanto, está tudo em aberto", declara o técnico, reconhecendo o ânimo gerado pelos êxitos recentes contra Vasco da Gama e Esgueira. "Deu outro alento, a equipa voltou a sorrir e acreditamos claramente na continuidade na Liga", conclui.
Bernardo Lisboa: autor do triplo decisivo nos "quartos" e a ajuda genética
Bernardo Lisboa (23 anos) fez jus ao apelido e tornou-se o herói da passagem do Galitos à final-four da Taça de Portugal com um triplo ao som da buzina, na eliminatória frente ao Braga, que antes eliminara o Benfica. Um dos filhos da antiga glória Carlos Lisboa - há ainda o gémeo Tiago e Rafael (26 anos) - recorda o momento "com muita felicidade". "Foi muito bom, fruto do trabalho de toda a equipa", realça, concordando que "a genética ajuda" na capacidade de atirar de longe, mas "só com trabalho diário é possível lançar cada vez melhor". O base vive a primeira temporada no Barreiro, onde tem tido franca utilização, comparado com os minutos da época de estreia na Liga, pelo CA Queluz. "Tenho tido oportunidades, quero aproveitá-las da melhor maneira", afirma, ambicionando um dia rumar ao estrangeiro como o irmão mais velho.
Compelxo desportivo é motivo de orgulho
Desde 28 de junho do ano passado, o Galitos Barreiro passou a ter pavilhão próprio, ao inaugurar a Acede Arena, localizada num complexo desportivo totalmente novo. A data foi um marco para o emblema que em abril vai comemorar 91 anos de existência - foi fundado por oito jovens entre os 14 e os 17 anos, devendo o nome à influência dos marinheiros da pesca do bacalhau, oriundos da região de Aveiro, onde também há um Galitos.
"A Acede Arena é um grande motivo de orgulho para um clube com a dimensão do Galitos, humilde, com uma estrutura não profissional", reconhece o técnico Henrique Pina, vendo no equipamento "uma motivação extra para jogadores, staff, sócios e simpatizantes". "Agora podem chamar de "sua casa" a esta nova infraestrutura e haverá um reforço da nossa identidade", acrescenta o treinador. Os escalões de formação já trabalham na íntegra no novo espaço, preparando o clube a mudança progressiva da equipa sénior, que recebeu ali a partida dos quartos de final da Taça de Portugal contra o Braga, mas ainda utiliza o Municipal Luís Carvalho para a Liga Betclic.

