A decisão da Agência Mundial Antidopagem (AMA) de suspender, quinta-feira, o laboratório de Pequim, deveu-se a "simples problemas técnicos".
Corpo do artigo
"Reportámos dois falsos casos negativos no teste técnico da AMA, no ano passado, e em situações análogas suspende-se a acreditação durante seis meses", admitiu o chefe do laboratório, Xu Youxuan, citado pela agência noticiosa chinesa Xinhua.
Segundo aquele dirigente, "o problema ocorreu em outubro porque não foram seguidos os últimos requisitos técnicos da AMA e houve falhas na revisão das análises", pelo que as autoridades chinesas tentarão que as funções sejam retomadas "o quanto antes".
Fontes da AMA, citadas pela Xinhua, asseguram que a suspensão, que durará quatro meses, não tem qualquer relação com os seis casos de doping na natação chinesa, recentemente descobertos.
O laboratório de Pequim é um dos 34 acreditados pela AMA em todo o mundo e é a primeira vez que foi protagonista de problemas do género.
A suspensão impede o organismo chinês de realizar qualquer atividade antidoping, incluindo a recolha de amostras de sangue e urina.