Susana Santos e o resultado no Europeu de estrada: "Queria correr um bocadinho melhor"
Susana Santos queria melhor do que o sexto lugar na meia maratona do Europeu de estrada
Corpo do artigo
Susana Godinho Santos, este sábado sexta classificada na meia maratona dos Campeonatos da Europa de atletismo em estrada, em Bruxelas, mostrou-se satisfeita no final da prova, acrescentando que até "queria correr um bocadinho melhor".
"Cheguei a Bruxelas com a oitava melhor marca e classifiquei-me hoje na sexta posição, por isso, cumpri o meu objetivo de fazer uma boa classificação individual e de contribuir para o resultado da equipa", disse a fundista olímpica do Recreio de Águeda, que ajudou a que Portugal fosse quinto na tabela coletiva, a mesma posição que foi conseguida no setor masculino.
A melhor das lusas na prova completou a meia maratona em 01:12.03, a sua melhor marca da temporada, em prova conquistada pela belga Chloé Herbiet, em 01:11.39, com 14 segundos de vantagem sobre a sua compatriota Juliette Thomas (01:11.53).
Carla Martinho foi a segunda portuguesa mais bem classificada, com o tempo de 01:14.27, classificando-se no 18.º lugar, quatro posições à frente da terceira classificada nacional, Rafaela Fonseca, que fechou a equipa feminina, em 01:14.58.
No setor masculino, o capitão de equipa, André Pereira, foi o mais rápido dos portugueses, tendo concluído o percurso na 23.ª posição, com o tempo de 01:04.46.
"Não consegui a marca e a classificação que queria, mas fico contente por ter contribuído para o quinto lugar coletivo. O percurso não era tão difícil como inicialmente previ, pelo que gostava de ter alcançado uma melhor marca e classificação", disse o atleta.
Um segundo depois de André Pereira cortou a meta Luís Oliveira, em 24.º, enquanto Miguel Marques, na 28.ª posição, com o tempo de 01.04.57, fechou a classificação coletiva lusa.
França sagrou-se campeã em masculinos, à frente de Espanha e Itália, com a equipa gaulesa bem liderada por Jimmy Gressier, que venceu destacado em 59.45, com o norueguês Awet Nftalem Kibrab no segundo lugar, a 1.23 minutos.
Nesta primeira edição dos Europeus de estrada, Portugal apresenta 24 atletas, entre os quais se destacam Mariana Machado e José Carlos Pinto, nos 10 quilómetros, prova que se disputa no domingo.
Nesta distância, apresentam-se ainda Duarte Santos, Hugo Rocha, Pedro Amaro, Ruben Amaral, Ana Mafalda Ferreira, Ana Marinho, Laura Taborda e Mónica Magalhães Silva.
Solange Jesus, Vanessa Carvalho, Rui Pinto, Fábio Oliveira, João Almeida e José Sousa vão alinhar na maratona, também no domingo.