Foram cinco os surfistas que representaram Portugal na prova.
Corpo do artigo
Os cinco surfistas portugueses em prova no Open dos Estados Unidos (EUA), do circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf, Frederico Morais, Kika Veselko, Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes, foram eliminados cedo da competição.
Mafalda Lopes foi a única atleta a defender as cores lusas a atingir a segunda ronda da competição feminina, mas foi esta segunda-feira afastada na ronda das 32, ficando no terceiro posto da quinta bateria, com uma pontuação de apenas 5,16 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (3,23 e 1,93).
A australiana Bronte Macaulay (11,50) e a havaiana Bettylou Sakura Johnson (10,53) avançaram, em primeiro e segundo, respetivamente, e a australiana Dimity Stoyle, que tinha "dado nas vistas" na ronda inaugural - deixando pelo caminho Yolanda Hopkins -, ficou no último lugar (3,90).
Antes, na primeira ronda da prova em Huntington Beach, Los Angeles, na Califórnia, já tinham caído Kika Veselko, Yolanda Hopkins e a campeã europeia Teresa Bonvalot.
No quadro masculino, Kikas também foi afastado de primeira (há dois dias), na décima bateria da "ronda dos 96", com 9,33 pontos (5,10 e 4,23), atrás do brasileiro Willian Cardoso (10,57) e do norte-americano Cole Houshmand (9,53), e superando apenas o havaiano Joshua Moniz (6,50).
15064318