Surfista portuguesa chantageada com fotos criadas por IA e nas quais surge nua: "Não sou eu"
Mariana Rocha Assis denunciou o "inferno emocional" que tem vivido numa publicação do Instagram
Corpo do artigo
Mariana Rocha Assis, surfista portuguesa, revelou na quarta-feira que está a ser chantageada por um hacker que ameaça divulgar fotografias, criadas com recurso a Inteligência Artificial (IA), em que surge nua.
A surfista, de 26 anos, denunciou o “inferno emocional” que tem vivido nos últimos dias por via de uma publicação nas redes sociais, aproveitando para salientar os aspetos “assustadores” associados a esta tecnologia.
Na mesma publicação, Mariana também incluiu notícias que alertam para a facilidade de criação de imagens de pessoas nuas com base em IA e ainda partes da conversa que teve com o hacker que a está a chantagear.
“Ultimamente tenho passado por um inferno emocional e gostaria de partilhar a minha história, porque acredito que há mais vítimas como eu a sofrer este novo tipo de assédio. No dia 17 de novembro recebi, de um número estranho, as "minhas" fotografias nuas. Digo "minhas" porque não sou eu nas fotografias. São geradas por inteligência artificial e tenho de vos dizer, juro que parecem reais. A pessoa em questão disse-me para lhe pagar um total de 5 mil dólares e que eu tinha até hoje para lhe enviar, mas não o fiz. Ele disse-me que as enviaria à minha família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel. Mas o mais assustador nestes hackers é o facto de poderem aceder a tudo. Perdi muito dinheiro, não preciso de especificar quanto, mas de certeza que isso me deitou abaixo”, admitiu.
“Fala-se muito de como as coisas evoluíram e hoje vi o lado negro deste mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotografias minhas a circular na internet. E o mais assustador é que isto está a acontecer a muita gente. Por isso, tenham cuidado, porque estes malditos hackers estão a destruir vidas, a destruir sonhos. O meu ainda está vivo, estou a chegar lá lentamente. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos positivos, é assustador para onde estamos a ir. Por favor, todos os políticos do mundo, façam alguma coisa. Estamos a ir para um lugar muito, muito assustador”, alertou, em jeito de conclusão.