Depois de ter assegurado na véspera a entrada na elite mundial
Corpo do artigo
Leia também Rui Costa em entrevista: "Nem que tivesse ganho quatro títulos estaria satisfeito"
A portuguesa Yolanda Hopkins continua imparável no Saquarema Pro, Rio de Janeiro, garantindo esta sexta-feira uma vaga na final da prova das Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL), depois de ter assegurado na véspera a entrada na elite.
Na segunda bateria das meias-finais, a olímpica lusa fez 10,67 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,67 e 5,00), afastando a experiente australiana Sally Fitzgibbons, ex-top mundial, que marcou 9,66 pontos (5,83 e 3,83).
No heat decisivo, "Yoyo" vai defrontar a basca Annette Gonzalez Etxabarri (13 pontos), que afastou a irmã Janire (10,83).
Yolanda Hopkins, de 27 anos, garantiu matematicamente na quinta-feira a qualificação para o circuito principal da WSL, sendo a primeira mulher portuguesa a conseguir alcançar o Championship Tour (CT).
Nos homens, Portugal já contou no passado com dois atletas (Tiago Pires e Frederico Morais) a correrem no circuito mundial.
O Banco do Brasil Saquarema Pro, na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, é a quinta e penúltima etapa das Challenger Series (CS), que oferecem as vagas de acesso para o CT de 2026, 10 para a competição masculina, e sete para a feminina.
Além de Yolanda Hopkins, também a jovem prodígio francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, já assegurou a entrada no CT do próximo ano.
Já em 2026, o Lexus Pipe Challenger, em Oahu, no Havai, entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro, e o Newcastle Surfest, de 09 a 15 de março, na Austrália, são as duas últimas provas do circuito secundário.