Previsão de ondas e vento aponta para boas condições para ondas tubulares numa das praias mais concorridas de Cascais para a prática da modalidade
Corpo do artigo
A oitava edição do Capítulo Perfeito, campeonato de surf que decorre no melhor dia de ondas do inverno português, na Praia de Carcavelos, vai avançar já no próximo sábado, anunciou hoje a organização.
"Temos previsão de uma ondulação acima de quatro metros, com período elevado, e vento de norte. Os bancos de areia estão bem definidos, pelo que esperamos um grande dia de surf", observou Miguel Fortes, diretor de prova do Capítulo Perfeito.
A previsão de ondas e vento aponta para boas condições para ondas tubulares numa das praias mais concorridas de Cascais para a prática da modalidade.
"Temos os melhores 'tube riders' [surfistas de tubos] do mundo a caminho de Cascais, e uma ondulação potente acompanhada de vento 'offshore' [terra-mar] previsto para sábado, pelo que os ingredientes estão todos a postos para mais um verdadeiro Capítulo Perfeito do surf em Portugal", disse Rui Costa, organizador do evento.
O antigo campeão do mundo de surf Adriano de Souza (Brasil) é um dos 16 surfistas que vão competir na oitava edição do Capítulo Perfeito, que também vai contar com Tiago Pires, o primeiro português que correu o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL).
"O Capítulo Perfeito é uma prova importante no calendário do surf. Todos estão à espera do Capítulo Perfeito, porque destaca o que é mais mágico no surf: os tubos", assinalou Tiago Pires, em comunicado.
O Capítulo Perfeito é o único campeonato de surf de elite no mundo em que os surfistas são escolhidos pelo público, através de votação 'online'. Os adeptos de surf escolheram surfistas em três categorias: surfistas nacionais, surfistas internacionais, e na categoria 'new generation' (nova geração).
Além de Tiago Pires, também conhecido por "Saca", Nic Von Rupp, Miguel Blanco, Luís Perloiro, Pedro Boonman e João Mendonça, o último convidado pela organização, são os outros surfistas lusos na prova.
Já no contingente internacional, encabeçado por Adriano de Souza ("mineirinho"), estão também o australiano Adrian Buchan (atleta que integrou vários anos a elite do surf mundial), Aritz Aramburu (Espanha), Bruno Santos (Brasil), Clay Marzo (Havai), Russel Bierke (Austrália) e Kiron Jabour (Havai), também escolhido pela organização.
"É a primeira vez que temos a oportunidade de fazer o campeonato ao fim de semana, desde a primeira edição em 2012, por isso esperamos uma grande adesão do público", realçou Rui Costa, revelando que na sexta-feira será divulgada a ordem das baterias do campeonato.