A seleção portuguesa de basquetebol feminina de sub-17 entra no domingo em estágio para iniciar a preparação para o Mundial, que decorrerá em Espanha entre 22 de junho e 3 e julho de 2016.
Corpo do artigo
Esta primeira concentração irá decorrer na Maia entre 20 e 23 de dezembro, seguindo-se dois jogos particulares contra a seleção de Espanha, 28 e 29, em Saragoça.
Esta é a primeira vez que uma seleção nacional de basquetebol, contabilizando todos os escalões, consegue atingir uma fase final de um Campeonato do Mundo, que integra 16 seleções.
Portugal garantiu esta inédita presença no Mundial em virtude de se ter sagrado vice-campeão europeu feminino de sub-16, competição disputada no passado mês de agosto em Matosinhos e vencida pela República Checa.
O selecionador Agostinho Pinto convocou para esta primeira ação de preparação 16 jogadoras, entre as quais a base-extremo Ana Ramos, do Desportivo da Póvoa, eleita a Jogadora Mais Valiosa (MVP) do Europeu de sub-16.
As 16 'eleitas' são Ana Jesus, Ana Gonçalves, Ana Ramos, Bárbara Calvinho, Beatriz Jordão, Catarina Lopes, Cláudia Viana, Eliana Cabral, Luana Serranho, Maria Neves, Mariana Garrido, Mariana Silva,Marta Vargas, Maryam Chermiti, Susana Carvalheira e Tess Santos.