O Sporting comunicou esta quarta-feira que vai assinar um protocolo com o Clube de Ciclismo de Tavira.
Corpo do artigo
Depois de gorado o projeto com o W52, o Sporting avançou para a criação de uma equipa de ciclismo com o Clube de Ciclismo de Tavira, de que faz nota num comunicado divulgado esta quarta-feira.
"O Sporting Clube de Portugal comunica que no próximo dia 28 de dezembro, pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Tavira, decorrerá a cerimónia de assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Tavira, o Sporting Clube de Portugal e o Clube de Ciclismo de Tavira, representados pelos respetivos Presidentes, tendo em vista a formação da sua equipa de ciclismo. Esta cerimónia sublinhará a importância dada pelo Sporting Clube de Portugal à sua inquestionável referência como maior potência desportiva nacional, através da descentralização e ligação a uma região como o Algarve que merece há muito uma atenção que as instituições ligadas ao fenómeno desportivo tantas vezes negligenciam por se focarem apenas em cidades ou regiões", lê-se na nota de imprensa.
O clube de Alvalade explica ainda que a constituição desta equipa "é a resultante do esforço, do empenho e do sonho do vice-residente, Comandante Vicente de Moura", que atravessa um momento sensível devido a um problema de saúde.
O Sporting regressa ao ciclismo quase duas décadas de ausência, desta feita em parceria com o Tavira, a equipa mais antiga do pelotão internacional. A equipa algarvia dominou durante quatro épocas a Volta a Portugal, vencendo com David Blanco entre 2008 e 2010 e com Ricardo Mestre, que pode estar de saída para a W52, em 2011.
No entanto, nas últimas épocas o Tavira enfrentou dificuldades financeiras, que o afastaram da discussão dos primeiros lugares da prova rainha do calendário português.
Desde 1987, altura em que foi extinta a secção, que o Sporting não estava no pelotão principal do ciclismo português. Em 2009, os 'leões' regressaram com uma equipa de sub-23, uma experiência que terminou em 2011.
Com um vasto palmarés, o Sporting conta com mais de 150 títulos (em estrada e pista), destacando-se as presenças na Volta a França e na Volta a Portugal. Nesta última, soma 13 vitórias coletivas e nove individuais.
