Sporting recebe no domingo no Jamor os melhores clubes europeus de corta-mato
A Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato disputa-se no domingo, após uma ausência de dois anos, e de novo com o anfitrião Sporting como um dos favoritos, na prova marcada para a pista do Jamor.
Corpo do artigo
A competição não se realizou em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, pelo que os campeões em título ainda são os da edição de 2019, disputada nas Açoteias e que consagrou o Sporting, em femininos, e o Bikila, de Espanha, em masculinos.
O clube lisboeta soma dois títulos femininos, conquistados em 2018 e 2019, e 15 em masculinos, sendo o emblema português com mais cetros, à frente do Maratona, que tem seis.
Depois do terceiro lugar na prova masculina, este ano os "leões" apostam forte para o duplo título e contrataram especialmente para a competição dois quenianos de excelente nível, Fancy Cherono e Vincent Kipsang Rono.
Campeã individual há três anos nas Açoteias, Fancy Cherono (campeã africana júnior e que vale 9.27,30 minutos nos 3.000 metros obstáculos) lidera o coletivo 'verde e branco' na defesa do título conseguido há frente do Bilbao Santutxo, de Espanha, e do Podlasie, da Polónia.
Sara Catarina Ribeiro, Sara Moreira, Jessica Augusto e Carla Salomé Rocha integraram a equipa nas Açoteias e continuam na formação para a difícil pista de crosse do Jamor, agora completada com a muito talentosa estreante Lia Lemos.
Uma das novidades para este ano, a nível organizativo, era a possibilidade de competirem dois clubes por país, mas Portugal não se fará representar em femininos por mais ninguém além das sportinguistas.
Estarão em ação 20 equipas de 15 países, com a Espanha a trazer de novo o Bilbao Santutxo e o Playas de Castellon.
Em masculinos, o Sporting tem como primeira figura o queniano Vincent Kipsang Rono, sétimo no Mundial de 2017 e com 2:07,10 à maratona, em Roterdão2019, mas aqui a concorrência é muito forte.
Terceiros em 2019, atrás do Atletismo Bikila e do Casone Noceto, de Itália, os leões apostam numa equipa homogénea, em que estão Rui Teixeira, Miguel Marques, Ruben Amaral, Miguel Borges e Rui Pinto.
A segunda formação lusa é o Benfica, com Samuel Barata, Duarte Cunha, Alexandre Figueiredo, Duarte Gomes, André Pereira e João Baioa.
A formação turca do Ankara SC, com dois quenianos naturalizados (Polat Kemboi Arikan e Kaan Kigen Ozbilen), parte como favorita, mas os italianos do Casone Noceto têm o ugandês Jacob Kiplimo, bronze nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e campeão mundial de meia-maratona, além de recordista mundial na 'Meia' de Lisboa, em novembro passado, com 57.31 minutos.
Kiplimo, primeiro na edição de 2019, foi de longe o melhor elemento do Casone Noceto, só que o Bikila, agora com Ayad Lamdassen e Ibrahim Chakir, foi mais regular.
Estão inscritas 31 equipas de 20 países nos seniores masculinos, incluindo Sporting e Benfica por Portugal.
O programa inclui ainda provas de sub-20, com o Sporting a fazer-se representar nas duas corridas, sendo acompanhado pelo Maia em femininos, além da novidade da estafeta mista 4×1.600 metros.
Na estafeta, Portugal terá o Sporting, a UD Várzea e o Sporting de Braga, que inscreveu Paulo Rosário e a campeã nacional absoluta Mariana Machado, numa evidente aposta no triunfo.
O programa da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato tem início às 10:20, prolongando-se até às 12:500. A prova de seniores femininos está marcada para as 11:25 e a de masculinos para as 12:05.