Leões perderam na receção ao Narbonne. Próxima mão está agendada para 20 de janeiro, em França
Corpo do artigo
O Sporting foi, esta quarta-feira, derrotado no desafio da primeira mão dos oitavos de final da Taça Challenge de voleibol, diante dos franceses do Narbonne (3-1), que erraram menos e foram mais assertivos nos momentos-chave.
Depois de ultrapassar OK Nis, da Sérvia, na eliminatória anterior, os leões discutiram o desafio até final no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, mas foram os gauleses que acabaram por sorrir, fruto dos parciais 20-25, 25-17, 22-25 e 31-33, com o último a ter a duração de 43 minutos.
No primeiro parcial, o conjunto luso desde cedo mostrou dificuldades para contrariar o poderio do adversário, melhor no capítulo do serviço e no bloco junto à rede, e andou a correr atrás do resultado, com diferenças de dois e três pontos.
A formação gaulesa do Narbonne, orientada pelo treinador argentino naturalizado espanhol Guillermo Falasca, que, enquanto jogador, sagrou-se campeão europeu em 2009, também cometia erros, nomeadamente, remates para fora e serviços à rede, conseguindo, ainda assim, imperar no "set" inicial (25-20).
Se a entrada do Sporting no encontro não foi a melhor, no segundo parcial os "papéis" inverteram-se e acabou por correr de feição aos "leões", que conseguiram disparar logo para uma vantagem de quatro pontos.
A consistência leonina não se alterou e rapidamente o técnico Gersinho viu a equipa dilatar os números no placard para sete e oito pontos, muito por culpa de Thomas Douglas-Power e Yohan Leon, os melhores do Sporting, que repôs a igualdade com 25-17.
O equilíbrio acabou por marcar o terceiro "set", inicialmente com um ligeiro ascendente para os lisboetas, até ao momento em que venciam por 11-10, altura em que o Narbonne passou para o comando e nunca mais largou.
Mais pressionado, face ao 2-1 desfavorável, o Sporting tinha de assumir e arriscar mais, para levar o encontro para o derradeiro parcial, algo que não conseguiu.
Depois das duas formações estarem sempre bastante próximas uma da outra em termos exibicionais, a partida acabou por cair para o lado gaulês, naquele que foi o "set" mais longo, com 43 minutos.
Portugueses e franceses voltam a medir forças em 20 de janeiro, a partir das 18h30, em França, no encontro da segunda mão, que irá ditar quem seguirá para os quartos de final.