Sporting e FC Porto na negra pelo fim do jejum: título decide-se esta quarta-feira
É esta quarta-feira (19h00), no Pavilhão João Rocha, no quinto jogo da final do play-off da Liga Placard, que se fará a festa do título 2020/21.
Corpo do artigo
Na primeira negra da final da Liga Portuguesa desde 2011/12, a terceira em 13 edições, Sporting e FC Porto tentam suceder à Oliveirense, a bicampeã este ano afastada pelo Benfica nos quartos de final. Se os leões entraram a vencer em casa, onde só tinham vitórias desde que regressaram à alta roda do basquetebol, em outubro de 2019, acabou por ser o FC Porto a igualar a série, quebrando esta invencibilidade e ganhando vantagem para o Dragão Arena, onde o Sporting forçou o jogo 5.
Para Luís Magalhães, técnico leonino de 63 anos - excluído no último domingo, após duas faltas técnicas por palavras -, é a oportunidade de dar ao Sporting o primeiro título em 39 anos, o nono do palmarés do clube, e que seria o sétimo da conta pessoal, um deles conquistado ao serviço do FC Porto (2003/04). Já Moncho López, de 51 anos, há 12 ao serviço dos azuis e brancos, procura o terceiro título (2010/11 e 2015/16) de dragão ao peito, o 13.º do emblema que é o segundo mais vitorioso num ranking liderado pelo Benfica (27), mas que não comemora há cinco temporadas.
A final começou com vantagem leonina, a que o FC Porto deu a volta. Teve na mão a hipótese de ser campeão em casa, mas o Sporting não deixou. O tira teimas ditará o 13.º título dos dragões ou o nono dos leões
Sem ainda ter perdido dois jogos consecutivos esta época na Liga Placard, o FC Porto acredita que manterá esse registo, tendo para isso de contornar a habitual intensidade defensiva do rival, o qual, nas palavras do capitão James Ellisor, se assume "calmo e confortável em casa".
"Temos de ser inteligentes, jogar coletivamente e ser nós próprios, no fundo aquilo que temos feito ao longo da época. Assim, conseguiremos vencer", afirmou, aos canais oficiais do Sporting, o jogador que foi um dos destaques do jogo 4, a par de Travante Williams, com 14 pontos 7 ressaltos, 2 roubos de bola. Na hora de voltar a Alvalade, Brad Tinsley deu voz aos dragões (finalistas pela última vez em 2017/18) para garantir: "Dá-nos muita confiança saber que o primeiro jogo foi renhido e que ganhámos o segundo". Ao site do FC Porto, o norte-americano, segundo melhor marcador no último encontro (13), atrás de Jalen Riley (18), acrescentou: "Estamos todos cansados, mas conhecemo-nos muito bem. Jogámos juntos durante toda a temporada, todos conhecem as questões táticas e individuais, mas é uma questão de executarmos bem durante o encontro. Vai ser um jogo renhido e a força mental vai fazer uma grande diferença".
Líder da fase regular, o Sporting tentará impor o seu um contra um, por oposição a um FC Porto muito coletivo, que gosta de fazer ataques mais prolongados, coincidindo ambos numa defesa agressiva. No historial recente, os leões lideram nos confrontos diretos (cinco vitórias em nove encontros).