Leões não perdem desde novembro e só têm três derrotas esta época, números que superam os de Barcelona e Magdeburgo. Verdes e brancos estão a fazer uma campanha notável: já ganharam a Supertaça, têm fortes possibilidades de serem campeões, querem vencer a Taça e sonham com a final four da Liga Europeia.
Corpo do artigo
Após a vitória sobre o FC Porto, por 35-32, sábado, no João Rocha, na última jornada da fase regular do Campeonato Placard Andebol 1, Ricardo Costa disse querer o Sporting campeão, a ganhar a Taça de Portugal e a alcançar a final four da Liga Europeia. Já tendo levantado a Supertaça, derrotando FC Porto na meia-final (35-34) e Benfica na final (34-38), as outras conquistas referidas pelo técnico leonino podem transformar a época de 2023/24 na melhor de sempre do andebol dos verdes e brancos. Para já, e ainda com tudo em aberto, o Sporting destaca-se por um registo inédito: é a equipa com melhores números na Europa, à frente de Barcelona (maior palmarés da história da modalidade, com 11 Ligas dos Campeões) e Magdeburgo (campeão europeu em título e com quatro desses troféus no museu).
Tendo 34 vitórias e apenas três derrotas, a última a 14 de novembro, na Hungria, com o Tatabánya, nos 37 encontros da presente campanha - 22 de Campeonato, dez de Liga Europeia, dois de Supertaça Ibérica, dois de Supertaça nacional um de Taça de Portugal -, os homens de Alvalade superam os espanhóis, que em 44 jogos levam um empate e quatro derrotas, e os alemães, que vão em 45 partidas e contabilizam dois empates e quatro desaires.
A supremacia dos leões já lhes valeu um destaque na publicação especializada alemã “Handball-World”, que atribui à “família Costa” grande parte dos méritos deste desempenho. De facto, treinados pelo pai Ricardo Costa, os irmãos Kiko, de 19 anos, e Martim, de 21, são quem mais golos somam em todas as provas (238 em 36 jogos e 207 em 37, respetivamente), apelidando Kiko de “supertalento”. Curiosamente, o melhor marcador do último Europeu foi Martim, com 54 golos, tendo ainda sido eleito o melhor lateral-esquerdo da prova.