
Mário Vasa
Leoas terminaram com a invencibilidade do FC Porto impondo-se com um claro 3-0
O Vitória de Guimarães foi à Luz surpreender o Benfica por 0-3, o Clube K saiu de Matosinhos com o mesmo resultado frente ao Leixões, ali perto a PV Efanor foi esmagada pelo Braga, mas todos esses resultados ficaram aquém da principal notícia de uma espantosa 15.ª jornada do Nacional Feminino: o Sporting tirou a invencibilidade ao FC Porto, e também por 3-0.
As leoas só tinham derrotas no Dragão e em Braga, estando na corrida pelo título e fazendo a diferença com os triunfos em casa, mas o verdadeiro teste foi superarem as azuis e brancas, revelando-se superiores no ataque, virtude que se somou aos erros do lado contrário, em especial no serviço (dez perdidos), só estes suficientes para fazerem a diferença num embate mais equilibrado do que o 3-0 final indicou. O Sporting entrou bem melhor e chegou ao 10-3, mas a reação azul e branca permitiu a viragem aos 16-17, ficando o primeiro set equilibrado até às duas últimas bolas (25-22). O segundo foi de luta constante, o Sporting pareceu embalar aos 24-20, mas teve de o decidir nas vantagens (26-24). O terceiro teve um forte início das portistas (1-5), as leoas viraram ao 11-10 e tiveram de ir gerindo um ou dois pontos de vantagem até aos 25-22 finais.
"Era um jogo da fase regular, mas o triunfo foi importante, mostrámos que temos uma palavra a dizer", considerou Rui Pedro Silva, técnico leonino, enquanto pelo FC Porto se apontava ao que aí vem. "Sair daqui em primeiro é importante, defender esse lugar na sexta-feira, em Braga, ainda o é mais", disse Miguel Coelho.

