Leões afastaram o Decospan VT Menen da Bélgica
Corpo do artigo
Volvidos cinco anos, o Sporting está de volta às meias-finais da Taça Challenge. O passaporte para o top-4 da prova europeia ficou selado com um triunfo dos leões sobre o Decospan VT Menen, por 3-1, na segunda mão dos “quartos”.
A formação de João Coelho trazia um triunfo pela margem máxima da Bélgica, pelo que bastaria ganhar dois sets no Pavilhão João Rocha, missão cumprida com êxito. Talvez por isso, não admirou que o segundo parcial tenha sido o mais duro de fechar para os anfitriões, que desperdiçaram uma diferença de três pontos numa fase crucial (23-20) e só descansaram nas vantagens, após um remate do checo Jan Galabov (30-28).
Depois de se destacarem Edson Valência (13 pontos) e Kelton Tavares (oito, incluindo quatro blocos), Coelho fez o resto da partida com uma equipa alternativa, sobressaindo entre esses suplentes o recém-chegado Breno Nascimento (nove pontos).
Terceiro em 2019, o Sporting joga o acesso à final frente aos polacos do Bogdanka Luk Lublin, equipa do capitão da Seleção Nacional, Alexandre Ferreira, em 2023/24.
A primeira mão realiza-se em Alvalade, tendo como datas possíveis 11, 12 e 13 de fevereiro, enquanto a segunda será a 25, 26 ou 27, na Polónia.
A outra meia-final opõe Ankara (Turquia) e Lube Civitanova (Itália), podendo dizer-se que o Sporting está entre tubarões.