Shaquille O'Neal e a queda de audiências na NBA: "Curry arruinou o basquetebol"
Lendário basquetebolista culpa o aumento de lançamentos livres nos jogos como sendo o fator responsável pelo decréscimo de audiências na liga de basquetebol dos Estados Unidos no arranque da temporada
Corpo do artigo
O arranque da temporada na liga de basquetebol dos Estados Unidos (NBA) ficou marcado por um decréscimo nas audiências televisivas – menos 42% na jornada inaugural e menos 30% na seguinte, quando comparado com a época transata.
Questionado sobre o assunto num podcast, Shaquille O’Neal considerou que esse dado se deve ao cada vez maior número de lançamentos triplos bem-sucedidos nas partidas, isto depois de, no jogo entre os Golden State Warriors e Dallas Mavericks (133-143), ter sido fixado um novo recorde nesse capítulo, com 48 no total.
“Tenho uma teoria. [As audiências da NBA] Baixaram porque estamos sempre a ver o mesmo. Hoje em dia, todas as equipas fazem triplos. Estão todos a executar as mesmas jogadas naquela maldita zona atrás do lançamento livre, com o drible e o ‘step back’, e a audiência vai continuar a baixar se não mudarmos as coisas para como se fazia antes. Curry arruinou o basquetebol”, atirou, entre risos, referindo-se ao recordista de triplos da história da NBA, dos Warriors.
Adam Silver, comissário da NBA, também comentou recentemente esta queda nas audiências daquela liga, considerando que se deve à concorrência com as finais de basebol e com as eleições presidenciais em que Donald Trump venceu Kamala Harris.