Portugal foi às Filipinas obter o terceiro lugar no Mundial de eSports com um projeto que tem menos de quatro anos de existência
Corpo do artigo
Presente na fase final do Campeonato do Mundo de eSports NBA2K pela primeira vez, a Seleção Nacional, que já foi “vice” europeia este ano, causou sensação nas Filipinas. David “PTCreative” Prezas, Alexandre “Nobrainsalazar” Salazar, Simão “Simonbeballin” Silva, André “Bihlarinho” Castro e Henrique “Henri Jones” Ribeiro garantiram o bronze no terceiro eFIBA, o ponto mais alto de um projeto com pouco mais de três anos.
Depois de vencer Arábia Saudita, perder com Estados Unidos e bater Argélia na fase de grupos, Portugal cedeu com a Turquia nas meias-finais, superando as Filipinas no jogo do terceiro lugar (51-61, 57-45 e 48-46).
“O facto de cá estarmos seria sempre um ponto positivo. Ficámos à frente de equipas teoricamente melhores do que nós. É um resultado histórico”, enalteceu a O JOGO o team manager André Cabral, um dos grandes impulsionadores desta caminhada, que iniciou ligado ao Vitória de Guimarães. “A modalidade tem crescido. A Federação tem feito um excelente trabalho nesse sentido, a criar uma cultura de raiz”, destacou o responsável, relatando que o primeiro evento presencial ocorreu entre o primeiro e segundo confinamento. “Serviu um pouco como kick-off. Aproveitou-se a pandemia para estabelecer novas metas e objetivos”, recordou.
O Vitória de Guimarães ISG foi bicampeão no último Circuito Nacional Pro-Am, que contou ainda com FTW Esports, Estrela da Amadora e Tuga Clan. Cabral reconheceu que “a comunidade ainda não está tão organizada como deveria”, mas acredita num “crescimento constante”.
“As gerações mais novas, que acompanham os videojogos, já assistem como um desporto digital. Muitas vezes, os jogadores já jogaram basquete real, estão a transitar para o digital, têm conhecimento do real básico e uma ética de trabalho. Há um potencial enorme a ser explorado”, defendeu, lembrando o aspeto monetário: são esperados prémios de seis ou sete dígitos nos primeiros Jogos Olímpicos de eSports, em 2025, na Arábia Saudita.