Portugal beneficiou da vitória da Eslovénia sobre a Ucrânia, na quinta jornada da fase de qualificação. É o regresso às fases finais volvidos 14 anos de ausência.
Corpo do artigo
Está feito! A Seleção Nacional apurou-se para o Eurobasket'2025, regressando às fases finais volvidos 14 anos de ausência.
A qualificação ficou garantida mesmo antes de Portugal entrar em campo, esta sexta-feira, em Riga (Letónia), beneficiando a equipa das Quinas do triunfo da Eslovénia sobre a Ucrânia, por 71-84, no outro jogo do grupo A.
A formação às ordens de Mário Gomes joga às 19h00 contra Israel, mas já com o sonho concretizado. O apuramento encerra na segunda-feira, quando a Seleção receber os ucranianos, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (19h00, RTP2).
Esse duelo será uma festa de grande simbolismo, no palco de várias alegrias nos escalões jovens e no qual a Europa ouviu falar de alguns nomes que compõem esta Seleção pela primeira vez, como é o caso de Rafael Lisboa, Vlad Voytso e Francisco Amarante (ouro no Europeu B de sub-20 em 2019).
André Cruz, Anthony da Silva, Cândido Sá, Daniel Relvão, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz, Ricardo Monteiro e Travante Williams são os restantes atletas associados a este feito, sem esquecer outros como Neemias Queta ou Rúben Prey, que já deverão ser opção na fase final.
O Eurobasket'2025 realiza-se entre 27 de agosto e 14 de setembro, no Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia. Portugal conhece o seu destino a 27 de março, dia do sorteio.