Para a competição, que decorrerá em Huntington Beach, na Califónia, entre 16 e 24 de setembro, foram convocados, além das duas olímpicas, Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Francisca Veselko
Corpo do artigo
Seis surfistas portugueses, entre os quais as olímpicas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, vão competir nos ISA World Surfing Games, a primeira hipótese de qualificação para os Jogos Paris'2024, anunciou hoje a federação da modalidade.
Para a competição, que decorrerá em Huntington Beach, na Califónia, entre 16 e 24 de setembro, foram convocados, além das duas olímpicas, Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Francisca Veselko.
15096484
Em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), o selecionador David Raimundo, que por questões pessoais não acompanhará a equipa, mostra-se confiante na presença nos Jogos Paris'2024, depois de a modalidade se ter estreado no programa olímpico em Tóquio'2020.
"Estou muito motivado e confiante que vamos voltar a estar presentes nos Jogos Olímpicos. Este campeonato tem em disputa apenas duas vagas [uma por categoria], mas Portugal vai fazer de tudo para lutar até ao fim por essas vagas. Sabemos que dos três momentos de qualificação, este vai ser o mais difícil, mas acreditamos na nossa qualidade. Já provámos em anos anteriores que somos uma das melhores seleções do mundo", disse.
15096329
Nuno Telmo, que substituirá David Raimundo na Califórnia, assume a ambição lusa: "esta é uma maratona em que temos de atuar como uma máquina bem oleada durante vários dias, partilhando o mesmo espaço e o mesmo espírito e objetivos comuns. Queremos começar a garantir para Portugal as vagas olímpicas para 2024, esse é o estado de espírito de toda a equipa. E tenho muita confiança que vamos fazer ainda melhor que em Tóquio 2020, em que conseguimos três vagas".
O processo de qualificação em que Portugal vai entrar é jogado em várias frentes desde este momento até 2024 e, para já, só não inclui a vaga da World Surf League, destinada ao "top-10" masculino e "top-8" feminino do World Tour, já que Portugal não tem, este ano, qualquer representante nestas provas.
Em 2022 e 2024, as equipas vencedoras dos World Surfing Games podem qualificar um atleta de cada género, em 2023, os melhores classificados de cada continente (Europa, África, Ásia e Oceania) conquistam uma vaga por género, num total de quatro homens e quatro mulheres, sendo que a vaga do continente americano será atribuída nos Jogos Pan-americanos.
Em 2024, qualificam-se o "top-5" masculino e o "top-7" feminino dos World Surfing Games, aos quais se juntarão dois representantes para França, enquanto país organizador e uma vaga "universal" para o Comité Olímpico Internacional.
As três vagas conseguidas para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, disputados em 2021 devido à pandemia de covid-19, foram ocupadas por Yolanda Hopkins, quinta classificada, Teresa Bonvalot, eliminada na terceira ronda, e Frederico Morais, que acabou por não participar por ter ficado infetado com o coronavírus.
Nos Jogos Olímpicos Paris'2024 as competições de surf vão ser disputadas em Teahuppo, uma vila na costa sudoeste da ilha do Taiti, na Polinésia Francesa.