Palavras de Sarunas Jasikevicius, treinador do basquetebol do Barcelona, sobre a guerra na Ucrânia.
Corpo do artigo
Sarunas Jasikevicius é lituano e atualmente desempenha o cargo de treinador de basquetebol do Barcelona. Em conferência de imprensa, falou sobre a invasão russa à Ucrânia e deixou também um alerta ao povo espanhol.
"Quando acordo, olho para o telemóvel e espero sempre que Kiev ainda esteja nas mãos da Ucrânia. Esta é a preocupação de toda a gente e talvez as pessoas aqui não se apercebam da magnitude disto por estarem muito longe", afirmou.
"Odeio falar de política, mas isto não é política, é uma guerra. Este país [Espanha] tem de ser mais agressivo. Isto tem de acabar, porque não sabemos até onde Putin poderá chegar. Se as pessoas pensam que vivem demasiado longe, estão enganadas. Isto pode tomar outras proporções muito rápido. Há vídeos que nos fazem chorar", acrescentou.
A Rússia lançou na quinta-feira passada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou a morte de centenas de civis, incluindo crianças, segundo Kiev.
O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.
14640177