A 38.ª edição da corrida de Coimbra procura chegar aos 1.500 atletas.
Corpo do artigo
A 38.ª corrida de São Silvestre de Coimbra, a segunda mais antiga do país, que se realiza no dia 27, procura nesta edição atingir os 1.500 atletas, disse à agência Lusa fonte do município.
Segundo o vereador Carlos Cidade, responsável pelo pelouro do desporto, a prova tem tido um crescimento "muito interessante, sempre em crescendo e cada vez mais atrativa", tendo atingido o recorde de 1.400 participantes em 2014.
A organização, que além do município envolve também a Escola de Atletismo de Coimbra e a Associação Recreativa Casaense, já garantiu as presenças de Hermano Ferreira e António Silva, do Sporting, Hélio Gomes e Miguel Borges, do Benfica, e Marisa Barros (na foto) e Cláudia Pereira, do Salgueiros.
A prova, que neste momento conta já com um milhar de inscritos, vai ser apadrinhada por Paulo Guerra, antigo atleta do Sporting e do Maratona Clube de Portugal.
Com uma extensão de cerca de 10 quilómetros, a São Silvestre de Coimbra inicia-se e termina junto ao Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, na Praça Heróis do Ultramar, passando pela Baixa de Coimbra.
"Trata-se de um evento que contribui para o desenvolvimento desportivo do concelho e que é relevante para a projeção turística e desportiva de Coimbra, nomeadamente como forma de promoção do desporto, da atividade física e da própria cidade", frisou Carlos Cidade.
O autarca salientou ainda que o crescimento da Corrida de São Silvestre de Coimbra é também o reflexo do atletismo no concelho, que, nos últimos quatro anos, triplicou o número de clubes, passando de dois para seis, com cerca de 250 atletas federados.
Paralelamente, e sem caráter competitivo, a organização promove também uma mini-São Silvestre para atletas dos escalões benjamins até aos juvenis, com inscrição gratuita, e uma caminhada na distância de cinco quilómetros.
As inscrições devem ser efetuadas online no site lap2go.com, até domingo.
Por cada inscrição cobrada, a organização doa 50 cêntimos ao Lar O Girassol, uma instituição particular de solidariedade social que acolhe crianças e jovens numa faixa etária entre os oito e os dezoito anos.