Gaiense da UAE Emirates competiu na prova de scratch e o seu irmão gémeo, Ivo, tentará lutar pelas medalhas amanhã, na perseguição individual.
Corpo do artigo
Rui Oliveira foi quinto na prova de scratch do Campeonato do Mundo de Pista, disputada em Pruszkow, Polónia, igualando o resultado do Mundial anterior, graças a uma corrida de grande consistência. Rui Oliveira manteve-se sereno no pelotão, resistindo à tentação de responder aos inúmeros ataques que foram surgindo ao longo dos 15 quilómetros de prova.
Rui Oliveira guardou energia para a reta final, atacando já com o fim de prova à vista e acabando por ser passado por quatro adversários dentro da última volta. O mais forte foi o australiano Sam Welsford, seguido pelo holandês Roy Eefting e pelo neozelandês Thomas Sexton.
Amanhã competem Ivo Oliveira e Maria Martins. O gaiense, vice-campeão mundial e europeu de perseguição individual, vai alinhar nesta mesma disciplina. Ivo corre a manga de qualificação cerca das 16h00 e, caso consiga um dos quatro melhores tempos, passa às finais, que se iniciam às 19h20.
A missão do corredor português será espinhosa, atendando à qualidade da lista de inscritos. Entre os adversários estão o campeão mundial, o italiano Filippo Ganna, e o campeão europeu, o alemão Domenic Weinstein. Além destes crónicos candidatos, merecem especial atenção o novo recordista mundial, o estadunidense Ashton Lambie, e o detentor da melhor marca do mundo ao nível do mar, o britânico John Archibald.
Dos quatro, só o germânico não tem uma marca pessoal melhor do que o registo de maior qualidade de Ivo Oliveira, 4m12.365s. O corredor português quer baixar este tempo e bater-se pelas medalhas.
Maria Martins compete no concurso de omnium, disciplina na qual a ribatejana ambiciona correr nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para isso necessita somar o maior número possível de pontos nas principais provas internacionais, como é o caso deste Campeonato do Mundo. O omnium é composto por quatro provas: scratch (14h00), corrida tempo (16h10), eliminação (18h30) e corrida por pontos (19h55).