
Daniela Campos e Rui Oliveira
Federação Portuguesa de Ciclismo
Ganhou a corrida por pontos, após ter dominado o concurso de omnium e a eliminação
Leia também Chuva, neve, vento e agitação marítima: vem aí a depressão Joseph
O ciclista olímpico Rui Oliveira conquistou este domingo o terceiro título em elites no encerramento dos campeonatos nacionais de pista, ao ganhar a corrida por pontos, em Anadia, após ter dominado o concurso de omnium e a eliminação.
No Velódromo Nacional, em Sangalhos, o ciclista da UAE Emirates triunfou pela terceira vez em outros tantos dias de competição, ficando à frente de Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), que já tinha sido segundo classificado no conjunto de provas do omnium, na sexta-feira, e na eliminação, no sábado.
Rui Oliveira, campeão olímpico de madison nos Jogos Paris'2024, ao lado de Iúri Leitão, juntou ainda na véspera a medalha de prata em scratch, falhando o pleno de êxitos atingido por Daniela Campos no setor feminino.
A olímpica dominou a corrida por pontos e voltou a ser acompanhada por Marta Carvalho (Cantabria Deporte-Rio Miera) e Beatriz Roxo (ODL Team-Kiwi Atlantico-Craega) no pódio, tal como aconteceu no omnium, na eliminação e no scratch.
Miguel Salgueiro também triunfou no fecho dos campeonatos nacionais, ao derrotar Daniel Dias e João Matias, ambos da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, na perseguição individual.
Já no paraciclismo, que teve apenas provas masculinas, Miguel Pacheco sagrou-se campeão nacional de eliminação, enquanto Daniel Silva, em C2, José Miranda, em C3, David Costa, em C4, Miguel Pacheco, em C5, e André Soares, em D, dominaram as respetivas categorias do contrarrelógio individual.
Quanto aos escalões jovens, Bruno Nogueira sobressaiu nos cadetes, uma vez que juntou vitórias nas cinco provas disputadas - scratch, quilómetro contrarrelógio, perseguição individual, eliminação e corrida por pontos.
Os campeonatos nacionais de ciclismo de pista realizaram-se em Anadia e atribuíram 36 títulos em sete disciplinas e cinco categorias, na presença de 178 atletas inscritos, de 46 equipas.

