
Rui Oliveira
EPA
Português venceu prova de scratch nos Europeus de ciclismo de pista
Rui Oliveira, que hoje se sagrou campeão europeu de scratch nos Europeus de ciclismo de pista em Grenchen, Suíça, disse que o título "é um sonho", sobretudo pelas condições em que o conseguiu.
"É um sonho. Depois de uma temporada longa e já com bastante cansaço acumulado, conseguir ser campeão da Europa é uma recompensa muito boa", declarou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Oliveira, de 25 anos, sucede ao compatriota Iúri Leitão, que tinha conquistado o ouro em 2020, e somou a quarta medalha em Europeus de elite, depois de duas pratas e um bronze, ao cortar a meta bem à frente do pelotão, tendo somado uma volta de avanço quando faltavam 16 voltas.
Com a prata ficou o neerlandês Vincent Hoppezak, enquanto o irlandês Jb Murphy ficou no terceiro lugar da prova, já a uma volta de distância dos dois primeiros.
"O principal objetivo eram as medalhas, mas sabia que não era o corredor mais rápido e tinha de tentar dar a volta. Não foi fácil, mas acreditei até ao final. Depois, foi gerir o atleta dos Países Baixos, que também tinha dado a volta", avaliou.
Já depois da emoção de "subir ao pódio com as cores de Portugal e ouvir o hino nacional", o corredor, que, na estrada, integra o pelotão WorldTour pela UAE Emirates, realçou o título como "o culminar de todo o esforço e de todo o trabalho".
Já o selecionador nacional, Gabriel Mendes, destacou o "orgulho enorme" em ver um dos seus cinco pupilos em prova em Grenchen subir ao lugar mais alto do pódio, após uma "corrida exemplar".
"Atacou no momento certo e está de parabéns. Foi um título muito merecido", acrescentou.
Em Grenchen, João Matias venceu a prata na eliminação e Iúri Leitão também foi "vice" nos pontos, com Portugal a chegar a metade do pecúlio conseguido em todo o Europeu de 2020, quando conseguiu seis medalhas, duas de ouro, o scratch de Leitão e na perseguição individual por Ivo Oliveira.
Na sexta-feira, João Matias corre o omnium e Daniela Campos volta à pista, para a corrida por pontos.
